O Hospital Santo Antônio de Blumenau enfrenta lotação do setor de emergência nesta quinta-feira (8), início do feriadão de Corpus Christi. A alta procura por serviços de saúde envolve pacientes com os mais diferentes sintomas e afeta diretamente o atendimento na unidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
De acordo com o gerente-geral do HSA, Rafael Branco Bertuol, a situação ocorre principalmente pela alta procura por atendimento pediátrico de pacientes com problemas respiratórios e, também, de adultos com “os mais diversos quadros clínicos”. As equipes trabalham para fazer algumas altas e, ao mesmo tempo, tentam transferir casos de menor complexidade para hospitais de retaguarda — como o Misericórdia da Vila Itoupava, por exemplo.
Leia também: HU da UFSC enfrenta lotação e tem madrugada de longas filas para atendimento na emergência
No início da tarde, ainda conforme informações de Bertuol, havia 27 internados. A Sala Vermelha — voltada a pacientes com quadro mais grave e que precisam de atenção constante — também chegou a ficar lotada e houve relato até de falta de maca para alocação de pacientes. O gerente-geral afirma que ainda nesta quinta-feira há a expectativa de “organizar o fluxo da emergência”.
Continua depois da publicidade
— [A alta procura por atendimentos na saúde] tem sido uma realidade em todo Estado. Estamos com grande número de internados, na média de 25 a 30, fato este desde o mês de abril, muito por conta de problemas respiratórios que neste ano iniciaram mais cedo. Hoje [quinta-feira] acabou gerando mais transtornos em virtude da Sala Vermelha com mais pacientes graves — explica Bertuol.
Atendimentos de menor gravidade podem ser buscados pela população nos Ambulatórios Gerais da Velha e do Garcia, que mantêm o atendimento neste feriado (nesta quinta até 18h e na sexta-feira até 22h). Para outras situações, o recomendado é procurar um dos hospitais que atendem pelo SUS na cidade (Misericórdia, na Vila Itoupava, Santa Isabel, na região central, e o próprio Santo Antônio, no Vorstadt).