O Hospital Santo Antônio, em Blumenau, espera iniciar na primeira quinzena de julho o atendimento integral do centro de oncologia da unidade de saúde. A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira e custou R$ 17 milhões.
Continua depois da publicidade
– Será (uma mudança) gradativa. No domingo já devemos trazer a clínica de oncologia e na segunda-feira o ambulatório. E provavelmente até a segunda quinzena a quimioterapia (de adultos). A quimioterapia pediátrica também será mudada na segunda ou terça-feira – explica a gerente geral do hospital, Izabel Cristina Casarin.
O espaço tem 19 novos postos de aplicação de quimioterapia em adultos, seis infantis e 20 leitos de internação oncológica. A expectativa é de que com a estrutura entregue nesta sexta-feira seja possível ampliar em mais de 60 atendimentos diários, além dos já realizados normalmente. Segundo o hospital, por ano, aproximadamente 62 mil atendimentos são feitos no setor de oncologia.
O serviço de radioterapia, que também será prestado no local, ainda depende de liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A estimativa, de acordo com Izabel, é que a autorização venha em dois meses. Com mais esse serviço, os pacientes em tratamento de câncer vão poder receber todos os atendimentos em um só lugar.
O novo prédio abriga ainda o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), que já está em funcionamento. No local há equipamentos de mamografia, raio x, ultrassonografia e tomografia. Atualmente, 95% dos servidos do hospital são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Continua depois da publicidade