Inaugurado em 1940 originalmente como um leprosário, o Hospital Santa Tereza, em São Pedro de Alcântara, corre o risco de fechar na Grande Florianópolis. Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Ernei José Stahelin concedeu uma entrevista para a rádio CBN Diário, na qual disse que já ter sido comunicado da decisão do governo do Estado de encerrar as atividades. Ele foi informado pelo antigo diretor da unidade, exonerado nesta semana.
Continua depois da publicidade
Segundo Stahelin, a unidade atende hoje 38 pacientes psiquiátricos, alguns hansenianos e também funciona como base para atendimento pré e pós-operatório, especialmente por aqueles que passam por cirurgias bariátricas.
Em nota, a secretaria estadual de Saúde negou um fechamento imediato da unidade, mas disse que ” a possibilidade de fechamento da unidade não está descartada”. Uma equipe técnica realizará um estudo de aproximadamente seis meses, que apontará o destino da estrutura.
“Também será analisada a situação de cada paciente da unidade. A intenção da Secretaria é melhorar a gestão do dinheiro aplicado nas unidades hospitalares e estabelecer a vocação em cada uma delas, garantindo um melhor atendimento ao cidadão catarinense”, diz a nota enviada pelo órgão.
Continua depois da publicidade
História
O Hospital Santa Tereza foi inaugurado em 11 de março de 1940 pelo presidente Getúlio Vargas. As várias edificações abrigavam serviços específicos para o tratamento da hanseníase, conhecida como lepra na época. Também havia uma prefeitura, emissora de rádio, cinema, delegacia e capela, que passou por uma reforma de R$ 27 mil em 2015, no aniversário de 75 anos da unidade. A maioria dos imóveis está preservada e é utilizada pelos atuais pacientes.