O Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, passa a atender apenas emergências a partir da próxima segunda-feira (20). Isso porque, segundo a instituição, os médicos devem entrar em greve na próxima semana pedindo o pagamento de salários atrasados.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com carta enviada pelos profissionais à diretoria do hospital, há pouco menos de 15 dias, os atendimentos ambulatoriais, cirurgias e procedimentos eletivos não devem funcionar a partir da data definida. Os médicos pediram um prazo de 15 dias para que as contas fossem quitadas. Esse prazo, no entanto, termina neste sábado (18). Cerca de 300 médicos trabalham no local.
De acordo com o HRO, os custos com leitos de UTI-Covid e medicamentos por conta da pandemia ultrapassaram o valor de repasses feitos pelo Ministério da Saúde nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2021. Esse orçamento se excedeu em um valor de aproximadamente R$ 14 milhões. A Secretaria Estadual de Saúde, segundo a instituição, se comprometeu a pagar o valor excedido e realizou repasse do dinheiro.
No entanto, o valor da dívida não diz respeito exclusivamente aos médicos. Os pagamentos referentes ao mês de junho, julho, agosto e setembro foram feitos para algumas equipes médicas – plantonistas e profissionais sob aviso. Porém, os salários de outubro e novembro permanecem em atraso para essas equipes.
Continua depois da publicidade
> Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
> Vacina a Pfizer protege contra variante Ômicron? Clique e confira
De acordo com o médico plantonista do hospital e diretor clínico, Amauri Biazi, a produtividade e produção médica do HRO – setor que incluí médicos de Covid – está com atraso desde junho. Situação que diferencia dos profissionais plantonistas.
> Gripe, Covid ou rinite? Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias
O pagamento da dívida, de acordo com o hospital, depende de diversos fatores e pode demorar de 60 a 90 dias para acontecer. Isso deve ser feito a partir do momento em que houver um acordo com a prefeitura de Chapecó, previsto para o início de 2022, segundo o que informou a instituição.
Veja o que informou o hospital em nota
A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) continua empenhada nas ações para o reequilíbrio das contas hospitalares do Hospital Regional do Oeste (HRO), como noticiado nesta semana, tendo, inclusive, pago cerca de R$ 4 milhões a profissionais médicos. Reitera que continua envidando todos os esforços para sanar pendências com a maior brevidade possível.
*Sob supervisão de Vinicius Dias.
Leia também
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Continua depois da publicidade
Filhote de jararaca brava tenta atacar bombeiros durante captura no Alto Vale; veja o vídeo
Trapiche de Jurerê terá grade com portão em Florianópolis; saiba o motivo