O Hospital Regional de São José, a unidade mais importante da Grande Florianópolis, está em reformas e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma nova cobertura já foi instalada. O telhado antigo ainda era o original de 1987, feito de fibrocimento, datado da época de fundação.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Foram substituídos mais de 2.956 metros quadrados de telhas por estruturas metálicas de alumínio. O investimento do Estado foi de R$ 650 mil. O hospital sofria com infiltrações, o que impactava o funcionamento das atividades e do atendimento.

A nova cobertura deve proteger a maternidade, a central de material esterilizado, a galeria técnica do ar central e o centro cirúrgico. A estrutura de metal também apresenta vantagens de manutenção periódica.
— Essa obra de revitalização do telhado do Hospital Regional trocou o material, onde tínhamos constantes vazamentos, e vai evitar manutenções periódicas. A estrutura abriga o centro cirúrgico e a parte da galeria técnica. Todas as 14 salas cirúrgicas estão contempladas neste espaço — avalia o diretor do hospital, Daywson Koerich.
Continua depois da publicidade
Hospital Regional é escape da Via Expressa e BR-101
O Hospital Regional é o maior hospital público administrado pelo Governo do Estado. De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, a unidade registrou 296.487 atendimentos, sendo utilizado principalmente no recebimento de acidentados no trânsito da Grande Florianópolis, vindos da Via Expressa e BR-101.
Leia também
Em meio a crise do Morro dos Cavalos, ministro cogita troca na concessionária para obras da BR-101
Reino Unido quer proibir cigarros para pessoas nascidas a partir de 2009; entenda
Turma com 10 alunos negros se forma na UFSC e celebra conquista: “Continuação de um sonho”