O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (HRSJ), conhecido como Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, realizou um número recorde de cirurgias no primeiro semestre de 2024. Foram 11.419 cirurgias, entre eletivas e emergenciais, de janeiro a julho de 2024.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O número é equivalente a 15% a mais do que o mesmo período de 2022, quando foram feitos 9.911 procedimentos. A ortopedia é a especialidade de destaque do hospital, com um aumento de 70% nos procedimentos nos últimos seis anos.

— O aumento na realização de cirurgias no Hospital Regional São José demonstra que estamos avançando no cumprimento da determinação do governador Jorginho Mello de aumentar o quantitativo de cirurgias, ao mesmo tempo, que melhoramos as estruturas. O Hospital Regional vem passando por diversas intervenções após anos sem reformas adequadas e isso se reflete no atendimento prestado à população — destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Do total de cirurgias realizadas neste ano, foram 6.552 emergenciais e 4.867 eletivas. A média mensal foi de 1.630 cirurgias, resultado que supera as médias de todo o ano de 2023 e 2022, que foram de 1.546 e 1.404 procedimentos, respectivamente.

Continua depois da publicidade

— Mês a mês temos superado o quantitativo de cirurgias realizadas no Hospital Regional de São José. Isso é fruto de uma série de mudanças que buscam ampliar o atendimento da população. Para tanto, foram ampliadas as salas de cirurgia, uma nova sala de recuperação, sem contar com o aumento do número de anestesistas. E os resultados estão nos números. Estamos batendo o recorde de cirurgias. Somente neste ano foram mais de 11.400 procedimentos realizados — destaca o diretor do HRSJ, Daywson Koerich.

O Hospital Regional de São José é referência em ortopedia, e tem buscado um incremento no número de cirurgias de trauma.

Cirurgias aumentaram em 70%

— Aumentamos em 70% o volume de cirurgias em ortopedia no Regional dos últimos anos para cá, chegando a uma média mensal de 359 procedimentos. Isso se deu a um ajuste da organização do centro cirúrgico, priorizando as demandas da urgência, ampliando as salas cirúrgicas e a equipe médica para que a gente pudesse fazer mais procedimentos. Com isso, o Hospital Regional tem batido recorde histórico em cirurgia de ortopedia — explica o diretor.

O hospital atende as especialidades cirúrgicas em Bucomaxilofacial, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Urologia, Cirurgia de Mão, Ortopedia e Traumatologia. 

Continua depois da publicidade

A unidade pública funciona no sistema “porta aberta”, ou seja, como um serviço de emergência de 24 horas. Além do crescimento no número de cirurgias, a busca por atendimento no hospital também cresce, com cerca de 175 mil atendimentos em 2024, sendo 90 mil somente no setor de Emergência.

Leia também

Quais são os sintomas da Mpox e por que a doença está se espalhando rapidamente

Principal causa de morte no país, doenças cardiovasculares somam 35 mil atendimentos do Samu em SC