O Hospital Regional de São José (HRSJ) irá reabrir a emergência pediátrica nesta terça-feira (30). O serviço estará disponível à comunidade a partir das 8h30min. As atividades estavam suspensas desde fevereiro de 2021, quando o espaço destinado à pediatria deu lugar à instalação de leitos de UTI para pacientes da Covid-19. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O hospital reabre após um ano e meio. Neste período, Santa Catarina passou por uma crise no atendimento a crianças e bebês. Segundo o governo do Estado, a estrutura disponibilizada neste momento ainda passará por adaptações. O espaço que será disponibilizado foi montado para agilizar o atendimento às crianças.

Bebê de dois meses morre em hospital infantil à espera de leito de UTI

A emergência terá espaço para triagem, atendimento no consultório e cinco leitos de observação. A expectativa é de que sejam realizadas cerca de quatro mil consultas ao mês, assim como era anteriormente. Foram contratados 64 profissionais para a reabertura, entre pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Continua depois da publicidade

“Nunca vi uma situação como essa”, diz pediatra sobre crise na saúde em SC

Conforme o Estado, o atendimento realizado na unidade se dedica a casos de menor gravidade, e serve de retaguarda ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, que atende principalmente casos de maior complexidade. 

Caso de mães que perderam guarda de filhos em Blumenau provoca audiência pública

Além da reabertura da emergência, o Hospital Regional implantou mais cinco leitos na UTI Neonatal e 15 de cuidados intermediários neste ano. Também está realizando a aquisição de equipamentos, adequação estrutural e contratação de Recursos Humanos para a abertura de mais 10 leitos de UTI NEO nos próximos meses.

Não há vagas de UTI pediátrica na região

Nesta segunda-feira (29), nenhum leito pediátrico estava disponível na região da Grande Florianópolis. Os dados são do painel de leitos do Governo do Estado. As regiões Oeste, e Vale do Itajaí também registravam 100% de ocupação. Santa Catarina registrava ocupação 80,6%, com duas crianças internadas por Covid-19.