O Hospital Regional de São José Doutor Homero de Miranda Gomes é o primeiro de Santa Catarina habilitado a realizar transplante ósseo.

Continua depois da publicidade

– Nós tínhamos perdido o transplante de córnea e depois reconquistamos a habilitação. A SC Transplantes, Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, nos provocou no sentido de que, como o Regional é um hospital de referência em traumatologia e ortopedia, poderíamos então ter a habilitação no transplante ósseo – explicou o diretor do Hospital Regional, Valdir José Ferreira, em entrevista à CBN Diário.

O requerimento foi feito junto ao Ministério da Saúde. A partir de agora, o hospital fica responsável pela recuperação de pacientes em que houve a perda de ossos e que, provavelmente, teriam que viver com esta debilidade.

– É importante dizer que este transplante vai funcionar como qualquer outro transplante, ou seja, precisa do paciente doador e também do receptor – comentou Ferreira.

Banco de ossos

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor do Hospital Regional, no primeiro momento da habilitação, ainda será necessário fazer testes de compatibilidade. A segunda etapa do projeto consiste em disponibilizar material no banco de ossos, em que o tecido será coletado com antecedência e armazenado no hospital. Neste caso, qualquer paciente poderá receber o osso, já que o tecido será preparado, não havendo rejeição.

– Nós estamos fazendo o planejamento para que tenhamos esta estrutura. A Secretaria da Saúde já sinalizou positivamente para organizarmos. Nós já temos uma das estruturas, que é uma geladeira a base de nitrogênio, e está em desuso no Hospital Celso Ramos. Vamos transferir esta estrutura para o Hospital Regional e, a partir dai, começar a trabalhar com a questão do laboratório de analise de tecido para qualquer transplante a qualquer momento – completou Ferreira.

Ouça a entrevista completa