Foi inaugurada ontem a Casa de Apoio São José no bairro Praia Comprida para acolher acompanhantes e pacientes do Hospital Regional que vêm de outras regiões do estado e necessitam de auxílio durante a estada na cidade. O imóvel foi cedido pela prefeitura de São José à Ação Social Arquidiocesana da Arquidiocese de Florianópolis (ASA), que administrará o espaço.

Continua depois da publicidade

O espaço é um antigo pedido do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck e do capelão do Hospital Regional, padre Almir José Ramos. Preocupados com a grande demanda de pessoas que buscavam auxílio nas mediações do hospital, eles iniciaram a busca de apoio em diversas esferas da comunidade para reformar o espaço e equipá-lo. O objetivo é poder receber acompanhantes e pacientes necessitados de abrigo ou apenas de um local para descansar antes de voltar à cidade de origem.

— Através do serviço humanizado que realizamos no hospital conhecemos histórias que nos sensibilizaram e nos motivaram a lutar para realizar o sonho de ter a Casa de Apoio de São José. Teremos 28 camas, poltronas de descanso para quem não precisar pernoitar na cidade e até máquina de lavar para aqueles que necessitam apenas lavar suas roupas — assinala o padre Almir. De acordo com ele, os pacientes atendidos na nova casa serão encaminhados pelo serviço social do Hospital Regional.

A Casa de Apoio São José ainda precisa de doações de móveis, utensílios e ajuda de profissionais voluntários como pintores e pedreiros para que, em breve, possa atender 100% da sua capacidade. Quem puder contribuir pode fazer contato com a ASA pelo telefone (48) 3224-8776 ou com o Serviço de Atendimento Humanizado do Hospital Regional de São José no telefone (48) 3271-9019.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Acompanhe vagas e dicas do Espaço do Trabalhador