O Hospital Regional de São José ficou sem energia elétrica por mais de uma hora na tarde desta sexta-feira (12). A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de SC (Sindsaúde).

Continua depois da publicidade

> Falta de remédios para intubação coloca hospitais de SC em “alerta máximo”

Segundo a entidade, profissionais do hospital precisaram ajudar a fazer a ventilação de pacientes de Covid-19 na UTI de forma manual, o que exige grande esforço físico. Alguns respiradores que funcionam à bateria também teria demonstrado sinais de “queda brusca no nível de energia”, segundo nota divulgada pelo sindicato.

Ainda de acordo com o sindicato, servidores que estavam de folga chegaram a ir até o hospital para revezar com os colegas as atividades de ventilação.

Estado diz que pane elétrica impediu uso de gerador

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota confirmando a queda de luz e afirmando que, “por conta de uma pane elétrica, o gerador não conseguiu ser acionado”. O texto não informa por quanto tempo essa situação permaneceu no hospital.

Continua depois da publicidade

O Estado afirmou ainda que os planos de contingência foram acionados para não prejudicar o atendimento aos pacientes e disse que eles estão em situação estável. A situação no hospital foi normalizada e a equipe da unidade trabalha nos reparos, conforme a nota.

A Celesc confirmou que o hospital ficou sem energia elétrica. Um chamado teria sido registrado às 15h18min. A partir daí, segundo a companhia, duas equipes foram até o local e constataram que o disjuntor do hospital havia desarmado. Em seguida, às 15h50min, a energia foi totalmente restabelecida. A Celesc ressaltou em nota que a situação foi causada por um problema interno nas instalações do hospital.

A direção do Hospital Regional informou que houve um “problema elétrico” que ainda estava sendo apurado. Também confirmou que houve falha no gerador, mas que isso teria ocorrido por minutos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Relatos de profissionais

O problema teria ocorrido no Hospital Regional e também no Instituto de Cardiologia, que fica no mesmo complexo de saúde. Uma profissional de enfermagem do hospital que estava de folga acompanhou mensagens de colegas em grupos do Whatsapp informando sobre o problema. Segundo ela, o gerador, que deveria ser acionado em caso de falta de energia, não funcionou, fazendo a unidade ficar às escuras por mais de uma hora.

Continua depois da publicidade

– O gerador não entrou (em funcionamento) e começou a ter problema com bomba de infusão, que são os equipamentos que a gente usa para medicar os pacientes, com os respiradores, então o pessoal começou a mudar os pacientes para o manual – afirmou a profissional.

Por volta das 16h30min, o relato de profissionais era de que a situação já havia sido normalizada no hospital. A direção, no entanto, informou que algumas áreas ainda não tinham a situação totalmente normalizada até aquele horário.

Segundo o painel de leitos do governo do Estado, Hospital Regional e Instituto de Cardiologia têm, juntos, 82 pacientes internados em UTI, sendo 41 deles pessoas com Covid-19.

Leia também

> Anvisa aprova uso do Remdesivir para tratamento de pacientes com Covid-19

Continua depois da publicidade

Surf, caminhada em parques e bares: o que está proibido em SC no fim de semana

Lockdown em SC na Justiça: entenda o processo que pede restrições por 14 dias no Estado