A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou, na tarde desta quarta-feira (8), 100% de ocupação em todos os leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados aos pacientes adultos com Covid-19 em Joinville.
Continua depois da publicidade
> “18 mil joinvilenses já têm coronavírus”, analisa secretário da saúde de Joinville
Os hospitais que atendem tais pacientes são o Regional Hans Dieter Schmidt e o Municipal São José. Conforme o Hospital Regional, até as 13 horas desta quarta, todos os 17 leitos estavam ocupados. A instituição também possui 40 leitos de enfermaria específicos para atendimento aos pacientes com Covid-19. Até as 13h, 16 estavam ocupados.
Já o Hospital Municipal São José também registrou 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nesta quarta. A instituição divulgou um ofício nesta manhã solicitando apoio à central regional de regulação de leitos e ao Samu para o procedimento de remanejamento de pacientes.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria da Saúde de Joinville, a variação no número de ocupação é dinâmica e pode mudar a qualquer momento. No entanto, esta é a primeira vez em que todos os leitos do SUS destinados a pacientes adultos com Covid-19 atingem sua capacidade máxima de lotação durante a pandemia, segundo o secretário Jean Rodrigues.
Continua depois da publicidade
> Joinville passa Chapecó e é a cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina
Os próximos pacientes serão direcionados a outras unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde. Neste caso, as unidades estão localizadas em Jaraguá do Sul e Mafra.
Joinville possui outras duas unidades de saúde que contam com UTIs e que atendem pelo SUS: o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e a Maternidade Darcy Vargas. No Hospital Infantil, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está sem superlotação. A reportagem entrou em contato com a unidade, mas não obteve o número de leitos até o momento desta publicação. Os leitos são destinados apenas a pacientes até 17 anos.
Já a maternidade Darcy Vargas não possui leitos destinados à Covid-19. O secretário Jean Rodrigues reforçou, ainda, que ambas as unidades não têm estrutura para receber pacientes adultos com coronavírus. Por esse motivo, o remanejamento será para outros municípios.
Busca por leitos em rede privada
A demanda por leitos de UTI está levando a Secretaria de Saúde de Joinville a tentar aplicar a oferta de vagas por meio do credenciamento de vagas na rede privada. O edital lançado no dia 26 de junho reservou R$ 5,9 milhões para o uso da estrutura de hospitais privados pelo SUS. O planejamento da secretaria prevê a utilização de até 30 leitos, se houver necessidade – o pagamento só é feito se houver o uso. O edital prevê até quatro meses de credenciamento.
Continua depois da publicidade
Joinville é a cidade com mais casos positivos e mortes por Covid-19 em Santa Catarina
Na última terça-feira (7) Joinville ultrapassou Chapecó e se tornou a cidade com mais casos positivos de coronavírus em Santa Catarina. São 2.782 casos confirmados em Joinville, nos dados estaduais — o sistema da Prefeitura de Joinville já registrou um número superior aos 3 mil, diagnósticos que ainda serão passados à Secretaria de Saúde do Estado. Além disso, o município registra 46 mortes segundo o balanço estadual.
Conforme o secretário Jean Rodrigues, 18 mil joinvilenses já têm coronavírus. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (8), ele informou que os dados são do inquérito epidemiológico que está sendo realizado em toda a cidade e que terá um balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (9).