O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, na Grande Florianópolis, terá vocação pediátrica. A afirmação é do secretário de Saúde de Biguaçu, Ângelo Ramos Vieira, no dia 27 de outubro, quando a unidade hospitalar ultrapassou a marca de mil atendimentos em consultas com especialistas.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o hospital atende somente 30 pacientes por dia do Sistema Único de Saúde (SUS) e com hora marcada.

A reportagem da Hora de Santa Catarina entrou no hospital neste dia 27 de outubro de 2015. As salas onde estão os leitos do pronto atendimento e da internação estão praticamente prontas. Faltavam apenas detalhes, como travesseiros no pronto atendimento e roupas de cama na internação.

– O plano operativo ainda está sendo debatido com a Secretaria Estadual de Saúde, mas o nosso hospital terá uma vocação pediátrica. Além disso, daremos início à segunda etapa no mês de novembro – explicou o secretário municipal.

Continua depois da publicidade

A segunda etapa da ocupação do hospital estava programada para 60 dias após a sua abertura, neste caso, no dia 27 de outubro. Nesta fase, a população será atendida com a internação clínica e as cirurgias de baixa e média complexidade, que não dependem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a visita ao hospital, a reportagem também esteve nas salas cirúrgica e de raio-x. Nestes casos, a administração aguarda o trabalho dos técnicos.

– Repassamos R$ 1,234 milhão do governo do Estado para a empresa que administra o hospital na semana passada, além da verba Federal. Os equipamentos já chegaram, mas aguardamos a instalação dos técnicos para não perdermos as garantias – ressaltou o secretário Ângelo Ramos Vieira.

Continua depois da publicidade

Pesquisa de satisfação afastou um médico

Diorgenes Pandini / Agência RBS

Hoje, o Hospital de Biguaçu atende pacientes em nove especialidades (Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Proctologia, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cardiologia). São 10 médicos, que trabalham de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde.

Segundo o secretário de Saúde de Biguaçu, Ângelo Ramos Vieira, um integrante da equipe médica foi afastado. A medida foi tomada após uma pesquisa de satisfação da empresa São Camilo, que administra o hospital.

– A administradora é tão rigorosa que um profissional foi afastado após a reclamação dos pacientes. Eles contrataram um novo médico e todos os pacientes que consultaram com o antigo funcionário realizaram novas consultas e todos ficaram satisfeitos – informou.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre a Grande Florianópolis