O Centro Hospitalar Unimed realizou neste fim de semana a primeira cirurgia robótica da cidade de Joinville. O procedimento feito na manhã de sábado (25) atendeu um paciente com caso de câncer de próstata. O médico especialista explica os benefícios desse tipo de cirurgia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Centro Hospitalar Unimed, Adrian Mauricio Stockler Schner, explica que os principais benefícios deste tipo de procedimento são voltados, principalmente, ao paciente. Isso porque o tempo para realização é mais rápido, há maior precisão nos cortes, com incisões menores, o que reduz as chances de infecção e providencia recuperação mais rápida ao operado.

SC tem quase mil pessoas à espera de doação de órgãos; saiba como funciona a lista

A cirurgia realizada neste sábado, por exemplo, durou ao todo quatro horas, incluindo todo o tempo de preparação da equipe, do paciente, anestesia até o momento em que o operado acorda. Em uma cirurgia convencional, este mesmo procedimento poderia durar cerca de seis horas.

Continua depois da publicidade

Além disso, também traz benefícios para a equipe médica. Schner explica como funciona a operação deste tipo de equipamento.

— Dá mais autonomia ao médico, tem uma melhor ergonomia, dá muita precisão e com isso reduz muito a chance de sangramento e de lesões inadvertidas. O médico apesar de estar operando no console, à distância do paciente, todos os movimentos que ele realiza são transmitidos e realizados pela pinça, pelos braços robóticos que estão acoplados ao paciente. Da mesma forma que estamos ali operando, o médico tem uma visão ampliada do campo cirúrgico e uma visão 3D, ou seja, a gente consegue ter uma visão de profundidade maior e, com isso, as lesões acabam muito menores. Os benefícios são gigantes — conta o coordenador.

Conforme Schner, a cirurgia robótica é o que existe de mais moderno em tecnologia cirúrgica nos dias atuais tanto no Brasil quanto no mundo. Então todos os grandes hospitais do Brasil já adquiriram a plataforma robótica chamada Da Vinci, a mesma usada na Unimed, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Além da urologia, que recebeu a atuação da primeira cirurgia robótica de Joinville, outras especialidades médicas podem ter procedimentos cirúrgicos feitos pelo novo maquinário.

— Este tipo de cirurgia está disponível para as principais especialidades, que seriam a urologia, cirurgia geral, ginecologia, cirurgia torácica, cardíaca, principalmente troca de válvulas e revascularizações, e as cirurgias de cabeça e pescoço — explica o coordenador.

Leia também

SC tem salto no número de mortes por leptospirose em 2023; entenda

Campanha de Vacinação contra a poliomielite em SC começa nesta segunda-feira

Psiquiatra de Joinville presta atendimento voluntário à população atingida pelas cheias no RS