A emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina está superlotada. O alerta foi divulgado nesta quinta-feira (2) pela comunicação da unidade, juntamente com dados referentes aos casos atendidos nos últimos dias. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo o Coordenador da Emergência do HRSP, Dr. Vinicius de Moraes, há pacientes internados nos corredores do hospital e há pessoas aguardando por leitos de Unidades de Terapia Intensiva, que estão lotados.   

— Neste momento temos no hospital todas as alas de enfermarias lotadas, todas as UTIS lotadas e isso reflete em 29 pacientes que estão internados na emergência. [Eles] necessitariam subir para as enfermarias, mas não há leitos disponíveis. O cenário infelizmente é bastante catastrófico — afirma o coordenador. 

De acordo com o hospital, na terça-feira (31), 191 pacientes foram atendidos. Já nesta quarta-feira (1º), 158 atendimentos foram feitos na unidade e 49% dos casos era de classificação pouco urgente.

Continua depois da publicidade

— A gente está tendo um aumento extremamente significativo das doenças respiratórias (…) e o que a gente observa é que quase 70% dos atendimentos que a gente faz aqui ainda são de situações de baixa complexidade, situações muito simples, que são aqueles pacientes que possuem resfriado, gripe comum, que facilmente poderiam ser manejados nos postos de saúde — explica Vinicius de Moraes. 

Em comparação a maio do ano passado, dois mil atendimentos a mais foram feitos no último mês. Em 2021, 3.020 atendimentos foram realizados, já em maio deste ano, 5.367 pacientes foram atendidos no hospital. 

Leia também 

SC tem três regiões com 100% das UTIs públicas ocupadas

Estado tem mais de 7 mil vagas de emprego disponíveis; veja

SC registra escassez de antibióticos e antigripais em nova crise de medicamentos