Neste sábado e domingo, o Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Municipal São José, de Joinville, irá realizar um mutirão de colecistectomia videolaparoscópica, que consiste na retirada da vesícula biliar do paciente através de equipamento vídeo-cirúrgico.
Continua depois da publicidade
Os procedimentos, que duram em média uma hora e meia, serão realizados em três salas do centro cirúrgico ambulatorial da unidade.
No sábado, os médicos Franco Haritsch e Jorge Yukiyoshi Murata coordenam a equipe formada por sete residentes da cirurgia geral, dez técnicos de enfermagem e um enfermeiro.
No domingo, o cirurgião responsável é o médico Milton Pereira Corrêa Neto. Ele terá em sua equipe o mesmo número de profissionais do sábado.
A vesícula é um órgão pequeno, responsável por armazenar a bile. Quando as pedras, conhecidas como cálculos, se formam a partir de resíduos encontrados na bile, a mesma precisa ser removida.
Continua depois da publicidade
A colecistectomia videolaparoscópica reduz os riscos do procedimento e proporciona uma recuperação mais rápida e confortável ao paciente.
Atualmente, 210 pacientes aguardam por cirurgia de vesícula no São José. Segundo Franco Haritsch, gerente de unidade técnica do hospital, mutirões como esse são muito positivos e produtivos. A chamada dos pacientes seguiu a fila de espera balizada por critérios médicos.
– Em um final de semana conseguimos reunir uma equipe multiprofissional e, num curto espaço de tempo, operar uma boa quantidade de pacientes que aguardam pela cirurgia de vesícula – afirma.