O Hospital Misericórdia, na Vila Itoupava inaugurou na tarde desta sexta-feira a nova ala, que vai se chamar Carl Heinz Conrad. O ambiente contou com investimentos de R$ 4 milhões, recursos do Governo do Estado, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Esta obra vai permitir à instituição ampliar o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de pequena e média complexidade adulta, pediátrica e geriátrica.
Continua depois da publicidade
O ambiente de 4.120,78 metros quadrados possui quatro pavimentos, composta de centro de nutrição, ambulatório, quatro enfermarias, 38 quartos (somando 82 leitos) e uma área para futuras instalações de clínicas médicas. Além disso, terá atendimento eletivo de urgência e emergência com assistência em regime ambulatorial e de hospital.
O governador Eduardo Pinho fez a entrega da obra, que teve sua construção iniciada em 2016 com prazo inicial de 24 meses, mas foi antecipada para a comunidade em seis meses. O hospital faz cerca de 10 mil cirurgias de catarata por mês, atendidas tanto pelo SUS, como convênios e particulares.
Além da Vila Itoupava, a unidade também atende residentes de cidades próximas, como Massaranduba, em casos de baixa e média complexidade. Todos os atendimentos devem ser transferidos, com o tempo, para a nova ala. Os leitos de internação ficam no segundo e no terceiro andares, enquanto os consultórios estão no quarto piso. No antigo prédio, futuramente deve ser ampliado o espaço de acolhimento para idosos.
:::Leia mais notícias em Santa
Continua depois da publicidade