O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria abrirá dez novos leitos de UTI pediátrica na próxima terça-feira (28) em Joinville. O anúncio será feito nesta manhã de sexta-feira (24) pelo governador Carlos Moisés, que visita a cidade. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​A ampliação faz parte das ações emergenciais anunciadas pelo Governo do Estado e vem em resposta à sobrecarga da unidade que, desde o início do ano, registra episódios de filas e demora no atendimento. 

O Hospital Infantil de Joinville é referencia em atendimento na região Norte de Santa Catarina em pelo menos duas oportunidades neste ano passou por aumento de demanda. 

A primeira foi em janeiro, quando teve um surto de influenza. A segunda no inicio de março por causa da volta às aulas, e também pela falta de pediatras. A instituição chegou a cobrar as redes municipais por causa do problema. 

Continua depois da publicidade

A sobrecarga na UTI atinge todo Estado e, neste mês, um bebê de dois meses morreu à espera de leito. As principais demandas são doenças respiratórias, bem como a Covid-19, dengue entre outras doenças. 

> Falta de leitos de UTI pediátricos afeta famílias em SC: “Fiquei desesperada”

Com os novos leitos, a unidade em Joinville contará, no total, com 50 leitos de terapia intensiva. Na ala, os leitos ficarão distribuídos da seguinte forma: UTI pediátrica amplia de 10 para 20 leitos, UTI Neonatal 20 leitos e UTI Cirúrgica com dez leitos. 

> SC mantém fila por UTI e tem dificuldade em ampliação de leitos para crianças

Conforme a instituição, os leitos beneficiarão crianças de todo o Estado que poderão ser transferidas para Joinville para tratamento, além de oferecer uma infraestrutura completa aliada ao atendimento humanizado e assistência à saúde.

Leia também

Com sobrecarga, Hospital Infantil de Joinville faz “cobrança” às redes municipais

Continua depois da publicidade

Sem reajuste no contrato, Hospital Infantil de Joinville tem déficit; secretaria tentará acordo