A Secretaria da Saúde informou nesta quarta-feira que o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, retoma as cirurgias eletivas a partir da próxima segunda-feira. Até o fim desta semana, o hospital trabalha na remarcação dos procedimentos. A promessa inicial era de que a realização das cirurgias seria normalizada já na primeira semana de setembro, mas a assessoria da saúde estadual explicou que houve atraso de alguns dias em razão de nem todos os fornecedores dos materiais terem os produtos para pronta entrega.

Continua depois da publicidade

Pelo menos 40 cirurgias remanejadas devem ocorrer na próxima semana e os pacientes serão atendidos conforme ordem na lista que já existia anteriormente no hospital.

As cirurgias eletivas no Joana de Gusmão foram suspensas no dia 28 de agosto, e no mesmo dia o então diretor Carlos Schoeller foi exonerado do cargo pelo Secretário da Saúde Vicente Caropreso. O caso gerou até confronto de versões envolvendo a saída de Schoeller.

No dia seguinte, Mauricio Laerte Silva foi nomeado novo diretor do Hospital Infantil e a Secretaria da Saúde anunciou que as cirurgias seriam retomadas graças a um aporte emergencial de R$ 200 mil, doados pela Associação de Voluntários do Hospital Infantil (Avos).

Continua depois da publicidade