As cirurgias eletivas (pré-agendadas) que haviam sido suspensas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, voltaram a ser feitas nesta segunda-feira (11). A suspensão ocorreu em 28 de agosto por falta de verba para comprar materiais.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira (11), o hospital teve 16 agendamentos de cirurgias. A Secretaria de Estado da Saúde explicou que essa é a média de operações que o hospital espera fazer por dia.
Já na semana passada, a unidade estava entrando em contato com os pacientes pra remarcar os procedimentos. Esse agendamento vai seguir a ordem da lista de espera antes da paralisação.
A Secretaria de Estado da Saúde não sabe dizer o número exato de pacientes que estão na fila para essas cirurgias, mas afirma que são quase duas mil crianças em todo o estado.
Falta de verba
Continua depois da publicidade
O motivo dessa suspensão foi a falta de materiais para fazer os procedimentos que não são de emergência: 109 itens considerados básicos estavam em falta.
Com a ajuda da Associação de Voluntários do Hospital (Avos), que doou R$ 200 mil, parte desses materiais foi comprado e foi possível a retomada das cirurgias.
* Com informações do G1.