A ação de criminosos deixou o hospital de Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, no escuro. Ladrões arrombaram duas portas de central de energia elétrica e cortaram a fiação. No momento do crime, cerca de 20 pacientes eram atendidos entre internados e no pronto-socorro. Por sorte, ninguém estava na intubação e na emergência.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (2) e foi divulgado pela polícia apenas hoje. A PM informou que os cabos da rede foram rompidos e o gerador que abastece a unidade em casos de falta de luz foi desligado.
O diretor do Hospital Dom Bosco acredita que os bandidos tenham se assustado com as faíscas geradas pelos equipamentos na central elétrica e por isso fugiram sem levar nada.
Fábio Reis conta que era por volta das 21h quando o fato aconteceu. A unidade ficou duas horas sem energia. No momento havia cerca de 10 pessoas internadas, entre elas uma gestante que iria passar por cesárea, e outras 10 no pronto-socorro. Os atendimentos foram mantidos mesmo no escuro e sem condições de usar equipamentos ligados à rede elétrica.
Continua depois da publicidade
— Graças a Deus não tinha ninguém intubado e não deu nenhuma emergência nesse período — desabafa o administrador.
Para garantir o reabastecimento do hospital, a Celesc fez uma ligação direta da rede até que o sistema danificado seja consertado. O tamanho do prejuízo com os reparos ainda não foi calculado pela direção da unidade, mas Reis garante que é menor do que se os ladrões tivessem conseguido levar os fios, que são caros.
O caso será repassado à Polícia Civil, que deve tentar identificar os autores.
Leia também
> “Não estou satisfeito com o andamento das obras de SC”, diz Tarcísio Freitas
> Cães são mantidos presos em caixas no Cepread em Blumenau; vídeo
> Idoso é abusado em banheiro de posto de combustíveis no Alto Vale do Itajaí