O Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, zerou as internações por Covid-19 na UTI. A notícia positiva foi confirmada neste sábado (9), após uma paciente ter alta da terapia intensiva e ir para a enfermaria.
Continua depois da publicidade
É a primeira vez que os leitos estão desocupados em 10 meses. Por conta desse cenário, a unidade de saúde reduziu o número de UTIs de 15 para 10.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O diretor-técnico do hospital, Marcelo Vier Gambetta, revelou que apesar da desativação dos cinco leitos, eles ainda irão estar disponíveis, caso haja necessidade.
— Agora zeramos o número de internados, com a alta de uma mulher, mas toda a equipe continua mobilizada caso seja necessária para atender os 10 leitos
Continua depois da publicidade
Queda nos número de SC
A desocupação dos leitos em Rio do Sul sugere que a cidade está acompanhando a queda nos números da pandemia em SC.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março até setembro houve uma redução de 86,24% no número de óbitos em decorrência do coronavírus. A redução também está relacionada à taxa de ocupação de leitos de UTI que era de 98,8% em março e agora chega a 61,9%.
> Leia também: Hospital de SC zera novas internações por Covid-19 pela primeira vez em 15 meses
O arrefecimento da pandemia ocorre em paralelo ao avanço da vacinação no Estado. Conforme os dados do Monitor da Vacinação, compilado pela NSC Comunicação, SC atingiu 5,27 milhões de moradores vacinados com a primeira dose, o que representa 93,7% da população adulta. Com a segunda dose, ou dose única, são 3,27 milhões de pessoas, 58,2% dos adultos.
Nas últimas 24 horas, Santa Catarina registrou um aumento de 66 casos ativos, com 1.140 novos casos confirmados e 13 mortes. No total, o Estado está com 7.754 casos ativos, 1.199.572 testes positivos e 19.387 mortes. Além disso, a taxa de letalidade por Covid-19 em SC é uma das menores do país, em 1,6%.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Joinville termina setembro com alta no número de mortes por Covid-19
> Desocupação em comunidade de Blumenau expõe drama e angústia de famílias pobres