Um hospital de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, passou a oferecer atendimento gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes no recém-implantado Ambulatório de Saúde Mental. São sessões de terapia a cada 15 dias, além de serviço especializado em casos mais graves, como internação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Desde abril que o Santé – Hospital Santo Antônio vem se tornando uma referência no serviço na região, com a inauguração do ambulatório especializado. Em agosto e setembro, o espaço expandiu sua atuação também pelo SUS, atendendo 20 pacientes e moradores de Guaramirim por mês de forma totalmente gratuita.

Empresa de SC lança software para gestão digital de atendimento a pacientes

Segundo o hospital, os atendimentos mensais são direcionados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município e agendados, de forma regulada, através do sistema Olostech (sistema de agendamento da área da saúde). Portanto, para receber o atendimento, é necessário primeiro passar pela rede de atenção à saúde do município.

Continua depois da publicidade

O atendimento no ambulatório é personalizado, com consultas/sessões de terapia de 45 minutos e retorno em 15 dias. Em casos mais graves, de internação, os pacientes que forem encaminhados ao Pronto-Socorro do hospital passam por avaliação dos especialistas e, caso necessário, são inseridos na fila de espera por leitos psiquiátricos ou mantidos internados, para ajuste de medicamentos.

Tanto o Santé-HSA, como o CAPS de Guaramirim, acompanham a evolução dos pacientes durante todo o processo, desde a internação até o retorno ao convívio familiar, com a segurança de que suas condições serão monitoradas pelos profissionais.

— Temos o intuito de atender as pessoas com qualidade e não poderíamos deixar de pensar no atendimento à saúde mental dos nossos pacientes. Por isso, queremos que a comunidade saiba que aqui pode buscar apoio, escuta qualificada e profissionalismo — afirma o diretor geral do Santé-HSA, Thiago Furtado.

Dados de saúde mental preocupam

Uma pesquisa do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) aponta uma realidade desafiadora em Santa Catarina: 81% dos municípios catarinenses não têm protocolo para gerenciar riscos de suicídio, 61% não possuem Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 70% registraram falta de algum medicamento para tratamento de doenças associadas e 82% têm dificuldades em disponibilizar vagas para internação.

Continua depois da publicidade

O ambulatório do HSA-Santé veio como solução a algumas destas dificuldades encontradas em nível regional — em especial, às vagas para internação psiquiátrica, passando a oferecer a assistência adequada enquanto os pacientes aguardam lugares em centros de referência.

A demora para viabilização de internação pela central de regulação, assim como a dificuldade de acompanhamento ambulatorial com o psiquiatra na rede básica de saúde, motivou a gestão do hospital a desenvolver uma alternativa para minimizar o tempo de espera e garantir que os pacientes recebessem o suporte necessário.

Sobre o Santé-Hospital Santo Antônio

Atualmente, a gestão do Hospital Santo Antônio cabe a organização não-social Santé. A unidade está localizada na Rua João Butschardt, 5, e oferece atendimento médico de urgência e emergência, internações clínicas e cirúrgicas, exames ambulatoriais e centro cirúrgico.

Leia mais

Adrenalina e tranquilidade: como o voo livre pode trazer benefícios para a saúde mental

Hospital Jaraguá inicia reforma para dobrar atendimento do Pronto Atendimento Infantil