O Hospital e Maternidade Oase de Timbó abriu nesta semana os primeiros leitos de UTI neonatal da cidade. São 10 leitos que passaram a funcionar a partir desta segunda-feira (1º). O cronograma de abertura foi antecipado devido à situação da falta desse serviço no Estado.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e vem do governo do Estado, de acordo com a assessoria do hospital.

Santa Catarina enfrenta desde maio uma crise por falta de leitos de UTI neonatal. Desde então, uma bebê de dois meses e uma criança de dois anos morreram à espera de leitos de UTI em Florianópolis, e uma gestante de Criciúma precisou se deslocar até Brusque para dar à luz aos filhos trigêmeos.

Um decreto publicado no início de junho declara situação de emergência de saúde pública no Estado por conta dos casos de síndrome respiratória. Uma das ações tomadas para resolver a situação é a ampliação de leitos de UTI Pediátrica e Neonatal.

Continua depois da publicidade

> SC tem mais de 90% dos leitos de UTI ocupados há três meses

Novos leitos em Brusque

A cidade de Brusque também ganhou novos leitos de UTI neonatal. A estrutura passou a receber pacientes no início de julho. A UTI já estava no planejamento do hospital, porém a implantação também foi adiantada devido à alta demanda do serviço.

* Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Caso Luna: laudo cadavérico da menina é “estarrecedor”, diz promotor

Por que Blumenau lançou a programação do Natal deste ano tão cedo

Muro em construção no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, cai com o vento

Empresários da região de Blumenau lançarão campanha para eleger deputados