Uma notícia carregada de alívio e esperança vem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Há uma semana o Hospital Bom Jesus não recebe novos pacientes com a Covid-19. É um fato inédito desde a abertura da ala exclusiva para infectados pelo vírus, que entrou em funcionamento em abril do ano passado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Nesta quarta-feira (4), após 15 meses, os seis leitos de UTI e os 13 de enfermaria voltados exclusivamente para a pandemia ficaram finalmente vazios. No momentos mais críticos da Covid-19, a unidade chegou a ter 40 pacientes internados com a doença simultaneamente.

— Acreditamos que a vacinação em massa e também as pessoas que seguem se cuidando têm contribuído para esse momento de maior tranquilidade — pontua médico responsável pelo Pronto Atendimento, Daniel Ribas.

Atualmente, apenas três pacientes estão em tratamento na unidade por complicações da doença, mas eles já estão foram da Ala Covid, pois não transmitem mais o vírus.

Continua depois da publicidade

Mesmo sem pacientes, o setor será mantido aberto enquanto estiver em vigor o Decreto de Calamidade Pública em Santa Catarina. Isso porque novos picos de contaminação e internações podem ocorrer. 

Cenário da pandemia em SC

Santa Catarina vive uma redução no número de novos casos diários de Covid-19. Com mais de 1,1 milhão de infectados desde o início da pandemia, tem quase 12 mil pessoas com o vírus ativo atualmente. São os melhores indicadores desde outubro do ano passado, como é possível observar no gráfico abaixo.

Desde a segunda quinzena de julho, o Estado também não tem registrado fila de espera por leitos de UTI. Nesta quinta-feira (5), antes do meio-dia, a taxa de ocupação geral em SC era de 74,3%, com 471 leitos disponiveis. O cenário positivo, porém, não é motivo para relaxar, diz o governo do Estado. 

Isso porque as autoridades estão preocupadas com a presença da variante Delta.

Leia também

SC distribui vacinas da primeira dose contra Covid para evitar atraso em calendário

Continua depois da publicidade

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid?

Como recuperar o paladar depois da Covid