O Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, tem atualmente 60 pessoas na lista de espera por uma cirurgia bariátrica. Desses, 20 são pacientes superobesos – com obesidade grave. O procedimento, que pode ser de risco nesses casos, requer diversos cuidados dependendo do grau de obesidade do paciente. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A doença atinge uma a cada quatro pessoas no Brasil e faz parte da realidade de cerca de 60% da população brasileira. O Hospital Regional de São José é referência no tratamento de pessoas com obesidade grave. 

Segundo o cirurgião Marcos Tulio, a cirurgia é feita por vídeo, através de mínimas incisões no abdômen e dura em média 2h.

No próximo sábado (12), o hospital será palco de um Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, procedimento em que a instituição é referência há mais de 25 anos. Pela primeira vez, o evento será transmitido pelo Youtube e aberto ao público.

Continua depois da publicidade

Duas pessoas serão operadas. De acordo com Tulio, os pacientes já estão internados no local há cerca de um mês. Este processo acontece normalmente para os superobesos com cirurgia marcada, segundo o especialista.

– [A internação] diminui riscos, tempo de cirurgia, internação pós operatória, necessidade de UTI, etc – explica.

> Jovem foge de abuso após ser agarrada na rua em Florianópolis

O Simpósio terá parte presencial para os médicos e parte virtual, aberta ao público, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Benefícios da cirurgia e como fazer

A entrada no processo de cirurgia bariátrica e metabólica se dá através do posto de saúde da cidade. O médico, ao fazer o diagnóstico, encaminha o paciente para a realização do procedimento, que tem como benefício:

Continua depois da publicidade

  • Cura ou controle do Diabetes tipo II;
  • Melhora da apneia do sono;
  • Melhora da hipertensão arterial;
  • Diminuição do risco cardiovascular;
  • Melhora na qualidade de vida: autoestima, diminuição da depressão, acesso a fácil à veículos de locomoção;
  • Aumenta a expectativa de vida em 15 anos

Leia também

Homem morre afogado na Praia do Santinho, em Florianópolis

Investigação sobre turista incendiado em Florianópolis termina com mistério e sem presos

Quem é Bruna Gomes, influencer de SC que estará no Big Brother Portugal