O Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, busca há quatro meses terminar o contrato com a empresa responsável pela alimentação de pacientes e funcionários. O caso de uma barata encontrada na refeição de um dos pacientes, segundo o gerente técnico e diretor geral em exercício, Fernando Otto, é apenas mais uma das irregularidades registradas.

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– A nossa principal alegação é que a empresa não cumpria as dietas específicas para pacientes diabéticos e hipertensos, entre outros – explica gerente.

A empresa que fornece as refeições, Nutribem, atua no Regional desde outubro de 2008, quando o serviço foi terceirizado. Os alimentos são preparados e acondicionados pela empresa nas instalações do hospital.

Otto admite que os problemas na alimentação, com falta de higiene na preparação e incidência de corpos estranhos na comida, como pedaços de vidro, afetam bastante a saúde dos pacientes. Segundo ele, não houve ocorrência de pessoas que tenham passado mal ou contraído doenças após ingerir os alimentos, mas até a falta de apetite causada é prejudicial.

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A ocorrência da barata encontrada gerou mais uma notificação e multa à empresa – o gerente diz que já foram várias. De acordo com ele, essa é a providência que podem tomar a curto prazo, enquanto a Secretaria de Estado da Saúde encaminha o procedimento para que seja feita uma nova licitação, o que pode demorar.

Defesa da empresa

A Nutribem divulgou em nota que o incidente foi um caso isolado, e que ainda não foi definida a procedência da barata. Segundo eles, ela estava inteira, o que indica que não estava na panela onde o alimento foi cozido. A detetização, de responsabilidade do hospital, estaria em dia, de acordo com a nota.

A empresa também alega que a vistoria da Vigilância Sanitária nas instalações constatou que os procedimentos estavam corretos. Uma pesquisa de satisfação realizada no hospital, inclusive, teria tido 80% de satisfação.

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