Desde a última sexta-feira (31), o Hospital São Francisco de Assis, de Santo Amaro da Imperatriz, deixou de ter atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço era prestado por uma empresa terceirizada que não apresentou os documentos necessários para a formalização de um novo contrato com a secretaria de saúde do estado. Com isso, o serviço foi suspenso.
Continua depois da publicidade
Consultas, cirurgias e exames oftalmológicos gratuitos eram oferecidos no hospital a pacientes de várias regiões de Santa Catarina. Agora, eles serão encaminhados a outras unidades da Grande Florianópolis, segundo a direção do hospital.
Nessa segunda-feira (04), o morador da Grande Florianópolis Dante Eloir Amorim, de 61 anos, foi surpreendido com o cancelamento.
– Eu cheguei 5h30 da manhã e na recepção do hospital soube que foi cancelado. Eu disse: não pode ser, se tive retorno do pessoal do posto de saúde confirmando a consulta. Fica difícil pra gente, porque mora longe e chega lá e dá com a cara na parede. Agora, vou ter que esperar a boa vontade deles, porque dependo do SUS e não tenho como fazer nada – relatou.
A secretaria de estado da saúde informou por nota que não se trata de bloqueio de recursos para o hospital. Foram feitos novos contratos com as unidades que atendem pelo SUS em Santa Catarina e, no caso do Hospital de Santo Amaro da Imperatriz, falta um documento da empresa que presta o serviço de oftalmologia. A secretaria afirma que assim que a documentação for regularizada o serviço volta a funcionar.
Continua depois da publicidade
Não conseguimos contato com a empresa que prestava o serviço de oftalmologia no hospital São Francisco de Assis até a publicação desta reportagem.