Neste sábado, dia 19 de agosto o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em conjunto com o Lions Clube Internacional Cidade de Joinville e o laboratório Allergan, promovem uma campanha contra a cegueira pelo glaucoma.Trata-se de uma conscientização sobre a doença e orientação sobre os fatores de risco e as medidas para prevenir a cegueira por glaucoma, que é responsável por 28,6% de cegueira no mundo.

Continua depois da publicidade

Os interessados deverão retirar as senhas das 8 horas às 17 horas. Serão triadas até 1.000 pessoas a partir de 35 anos e que não sabem ser portadoras da doença. Será feita uma tiragem precoce na qual serão feitos exames para ver se são ou não portadoras da patologia, e, caso seja verificado que sim, a pessoa será orientada a começar o tratamento. Vale lembrar que não são consultas, mas um modo de descobrir e prevenir que a doença evolua.

O glaucoma está geralmente relacionado a um aumento da pressão intraocular, devido a uma maior resistência na drenagem do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda progressiva e irreversível da visão.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 40 anos, e descendência negra. É uma doença crônica e silenciosa, que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão.

Continua depois da publicidade