Depois de anunciar a entrega do Hospital de Massaranduba para o dia 11 de novembro, quando é comemorado o aniversário da cidade, o desafio da Prefeitura é garantir que a unidade funcione por completo a partir da inauguração. Isso porque os procedimentos cirúrgicos só podem ser realizados com a liberação da Vigilância Sanitária.
Continua depois da publicidade
O hospital foi inaugurado em dezembro de 2008, mas não obedecia totalmente às exigências do órgão, hoje só o pronto-atendimento funciona. A unidade passa por reforma desde outubro do ano passado.
– Dependemos da aprovação da Vigilância Sanitária para fazer as cirurgias, mas não tem data certa para a vistoria acontecer. A previsão é terminar a reforma no final de outubro, quando o órgão seria chamado para vistoriar o hospital -, comenta o secretário de Planejamento, Fabiano Spézia.
Sem a liberação, somente a área administrativa poderia ser ativada. A cozinha e a lavanderia já estão sendo utilizadas.
Continua depois da publicidade
Pelo contrato, a construtora tem até 30 de novembro para terminar a obra. Na sexta-feira, representantes da Prefeitura acertarão detalhes do contrato com o dono da construtora Planecon, de São José, responsável pela reforma.
Inicialmente, a entrega do hospital estava prevista para abril. Foi transferida para setembro e, agora, novembro.
De acordo com Spézia, durante a obra a equipe constatou que precisava fazer ajustes na fundação, na cobertura e na parte elétrica. Com isso, a Prefeitura e a construtora firmaram um aditivo do prazo. A reforma também começou atrasada porque foi preciso fazer projetos complementares que não estavam previstos.
Continua depois da publicidade
Cerca de 15 funcionários estão trabalhando na reforma. O segundo andar, onde estão os consultórios médicos, está mais adiantado. Os funcionários estão terminando de colocar a massa corrida e o contrapiso.
Em seguida, será feita a pintura, instalada a manta vinílica e colocadas as portas e as cerâmicas nos banheiros. Esta etapa deve ser concluída ainda neste mês. No primeiro andar, onde estão as salas de cirurgia e a área do pós-operatório, as paredes estão sendo rebocadas.