O Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, está com uma campanha para arrecadação de linhas de crochê destinadas à produção de polvos para os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As linhas devem ser 100% algodão, número 6 e das marcas Barroco, Anne ou Charme. As doações podem ser entregues na UTI ou no setor de Recursos Humanos do hospital, localizado na Rua Venceslau Braz, 1015.
Continua depois da publicidade
De acordo com Lenita Duart da Silva de Campos, gerente de enfermagem do Materno Infantil, a mobilização foi iniciada por que os grupos que confeccionam e doam os polvos para a UTI estão necessitando de linhas para a produção. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Humanização da unidade, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a equipe do hospital, embora não exista comprovação científica da eficácia da ação, os chamados Polvos do Amor ajudam os bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis. Notou-se também no local que eles reduzem a incidência de passagens de sondas e caracteres pois os tentáculos são macios e ideais para serem agarrados, evitando que o bebê puxe os fios conectados a eles.
Os polvos de crochê começaram a ser adotados pelo Hmisc no começo de 2017, quando passaram a fazer companhia a todos os bebês da UTI.
Continua depois da publicidade