Itajaí inaugurou no começo desta semana o Centro Municipal de Apoio à Covid-19, um Hospital de Campanha que pode receber até 41 pacientes que estão em tratamento contra a doença. Os primeiros já foram transferidos para o local. A nova unidade fica junto ao Centreventos e tem 37 leitos de enfermaria e quatro de estabilização (semi-UTI).

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias do Vale do Itajaí no seu WhatsApp. Clique aqui.

O investimento municipal é para reforçar o atendimento médico na cidade, que vive o colapso. O hospital deve ficar ativo por 90 dias ou até que seja concluída a obra do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta Konder Bornhausen. Neste complexo, o governo do Estado prevê ativar pelo menos 40 leitos de UTI e 40 de enfermaria. 

Enquanto isso, pacientes podem ser levados ao hospital que foi inaugurado no domingo (28). Nesta terça-feira (30) os quatro primeiros internados foram confirmados, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura. O espaço não é aberto ao público, já que para ser atendida a pessoa precisa passar por alguma unidade de saúde do município e ser encaminhada via regulação municipal. 

A implantação do chamado centro de apoio faz parte de um plano de ação para combate à pandemia estabelecido neste mês pela prefeitura. Além desta estrutura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) também recebeu uma ampliação de 20 leitos de enfermaria e três de semi-UTI.

Continua depois da publicidade

— O Centro Municipal de Apoio à Covid-19 é um local de referência para que possamos enfrentar este momento tão difícil de crescimento da pandemia em nossa cidade e em todo país. A intenção é que tenhamos um novo espaço para atender e tratar os moradores de Itajaí — disse o prefeito Volnei Morastoni.