O Hospital Azambuja, de Brusque, definiu no fim do mês passado o modelo do equipamento de hemodinâmica que irá comprar. O aparelho custará aproximadamente R$ 1,8 milhão e será adquirido com doações de empresários. A aquisição, atualmente, está na fase de assinatura de contrato.

Continua depois da publicidade

O equipamento deve chegar à unidade em julho. Enquanto isso o hospital trabalha no credenciamento junto ao Ministério da Saúde, para que o serviço seja prestado à comunidade através do Serviço Único de Saúde (SUS). Além disso, ainda é necessário concluir a obra física, onde funcionará o centro de hemodinâmica.

O administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, acredita que o equipamento entrará em funcionamento até agosto.

– Não é possível afirmar precisamente porque não é um projeto simples e envolve muitos terceiros, mas sem dúvida temos quer ter uma meta e não vamos medir esforços para que aconteça neste prazo.

A mobilização para arrecadar o dinheiro foi encabeçada pelo empresário brusquense Luciano Hang, em janeiro. Em apenas dois dias, o valor necessário foi captado com o apoio de dezenas de empresas e pessoas físicas de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Continua depois da publicidade