Um homem de 58 anos, morador de Blumenau, foi o primeiro paciente a receber um transplante de coração no Hospital Santa Isabel neste ano. A captação do órgão foi feita em Tubarão, no Sul do Estado. Com essa operação, o hospital atingiu a marca de 62 procedimentos do tipo desde 2000, 33 deles apenas nos últimos cinco anos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O paciente recebeu um novo coração no dia 15 de outubro e segue internado para acompanhamento. O estado de saúde dele é bom, e, na próxima semana, os médicos devem fazer a primeira biópsia miocárdica para avaliar o resultado da operação e a aderência do novo órgão.
De acordo o cardiologista responsável pelo procedimento, Marcos Vinícius Moura, antes do transplante foi necessário corrigir um pequeno defeito congênito estrutural no coração doado, mas que não chegava a atrapalhar a força do músculo do órgão.
O Hospital Santa Isabel é referência em transplantes.
Continua depois da publicidade
> Falta de estrutura do Aeroporto de Blumenau atrapalha serviços de saúde e aviação executiva
Transplantes na pandemia
O cardiologista explica que com a pandemia as operações de transplantes foram afetadas em todo o Brasil por conta das UTIs cheias de pacientes com Covid-19.
Apesar disso, em junho de 2020 o Hospital Santa Isabel comemorava o fato de conseguir se manter no mesmo patamar do ano anterior, pré-pandêmico, em número de realização de transplantes. Foram feitos quatro transplantes de coração no ano passado.
Assista
Leia também
Transplante de rim de porco para humano é realizado pela primeira vez com sucesso
Mais de 20 tubarões foram vistos em Balneário Camboriú desde agosto
Acidente mata menina de 16 anos em Pomerode e deixa motorista em estado grave
Cachorro soterrado até o pescoço em Gaspar é resgatado: “Só tinha focinho e olhos de fora”
Continua depois da publicidade