Um procedimento feito pela primeira vez no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, promete ajudar pacientes no tratamento da Doença de Parkinson. A cirurgia consiste na implantação de eletrodos que estimulam regiões do cérebro responsáveis pelo controle dos movimentos e é indicada para pessoas que, ao longo do tempo, não recebem resposta positiva ao uso de medicamentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O implante inédito ocorreu em um paciente de 70 anos, na quarta-feira da semana passada, dia 19. O neurocirurgião responsável, Humberto Kluge Schroeder, comenta que se trata de um procedimento de baixo risco e minimamente invasivo, feito enquanto a pessoa está acordada.

— O objetivo é melhorar os sintomas motores, como lentidão, tremor e travamento, além de reduzir a quantidade de medicações antiparkinsonianas e seus efeitos colaterais — explica.

O profissional também conta que o paciente em questão não apresentava tremores, mas rigidez muscular, o que o impedia de fazer tarefas simples do dia a dia. O procedimento foi dividido em duas etapas, onde houve a inserção dos eletrodos e a implantação do gerador de pulsos.

Continua depois da publicidade

— Com a cirurgia, ele recuperou boa parte da flexibilidade ainda durante o procedimento — ressalta o neurocirurgião.

O paciente, de acordo com o hospital, recebeu alta 24 horas depois do implante de eletrodos de Estimulação Cerebral Profunda e se recupera bem.

*Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli

Hospitais de Blumenau ficam entre os melhores do Brasil em ranking de pesquisa internacional

Hospital de Blumenau se torna o 4º do Brasil com mais transplantes de fígado em 2022