A saga do hospital de Biguaçu teve um novo capítulo na manhã de terça-feira quando a secretária de Saúde de Santa Catarina, Tânia Maria Eberhardt, disse que o Estado pode assumir a administração da unidade de saúde.
Continua depois da publicidade
Em uma visita ao hospital, a secretária levantou várias possibilidades para que o mesmo passe a funcionar. Entre elas está a entrega da instituição à gerência de uma organização social, para facilitar a contratação de funcionários.
Ainda sim, Tânia explica que o Estado só poderia atuar em Biguaçu em 2014, se alguns requisitos fossem cumpridos: a finalização da reforma para adequar às normas sanitárias e ainda tornar o hospital vocacionado (ou seja, dar alguma referência a ele, como ortopedia, obstetrícia ou cardiologia, por exemplo).
Para que isso aconteça, é necessário incluir o hospital no orçamento estadual de 2014.
Continua depois da publicidade
Ainda sim, a secretária ressaltou que a gestão pública é apenas uma das possibilidades para o funcionamento do hospital de Biguaçu. Novas reuniões (ainda sem datas marcadas) serão feitas para definir o futuro do entidade.
Relembre o caso:
:: O hospital foi construído pela Organização Mundial da Família fora das normas sanitárias exigidas no Brasil.
:: O prédio foi interditado em setembro de 2011 para que fossem feitas para adequação às normas.
:: Apesar de pertencer ao município, a unidade já teve aportes do governo estadual na ordem de R$ 2,5 milhões, mas permanece fechado até hoje.
Continua depois da publicidade