O Hospital Regional Helmuth Nass, em Biguaçu, comprovou como está a situação de aumento de casos de coronavírus na Grande Florianópolis, ao longo das últimas semanas. Nesta quarta-feira (11), todos os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 estavam ocupados. A informação foi confirmada pela direção do centro médico durante a manhã. 

Continua depois da publicidade

> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC

De acordo com a assessoria da gestora do hospital, a Entidade Filantrópica Beneficência Camiliana do Sul (São Camilo), somente a primeira parcela de R$ 480 mil foi paga pela prefeitura local, em convênio firmado em agosto junto ao governo do Estado. Sem o repasse das outras duas parcelas, a organização social alega que tirou recursos próprios para manter a ala em funcionamento e depende da garantia de renovação do contrato, que termina no próximo dia 17, e dos pagamentos dos valores.  

Os números repassados pela administradora é de que os 100% de ocupação das vagas na UTI Covid-19 no Hospital Regional de Biguaçu ocorrem há quase três semanas. Após a procura maior à unidade, a quantidade de leitos do setor de clínica médica, que atende pacientes com covid-19 que apresentam sintomas mais leves, foi ampliada de 13 para 17. 

Contrato com prefeitura e governo de SC termina na próxima semana

Nesta terça-feira, representantes de municípios da Grande Florianópolis se reuniram com integrantes da secretaria de Estado da Saúde. Porém, segundo a prefeitura de Biguaçu, o assunto relacionado ao Hospital Regional da cidade não foi citado especificamente. O encontro tratou a respeito da preocupação em âmbito regional. O município já havia manifestado que não teria como bancar a UTI do hospital. 

Continua depois da publicidade

Já a secretaria de Saúde se manifestou através de nota, dizendo que mantém o compromisso de custear leitos para pacientes com covid-19 ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde. Sobre o caso em Biguaçu, a pasta informa que é necessária uma “readequação orçamentária” para dar sequência ao processo. Apesar da São Camilo alegar que já encaminhou a documentação, o governo de SC garante que ainda espera pela papelada para fazer o repasse ao hospital, que atende 22 municípios da região. 

Confira o texto na íntegra:

O Governo do Estado de Santa Catarina, por sua Secretaria de Saúde, esclarece que vem honrando sua promessa de custear leitos de UTI Covid-19 ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde, Há um plano de contingência que engloba todas as entidades hospitalares com UTIs Covid e ele continua sendo cumprido. No caso do Hospital Regional de Biguaçu, a Secretaria ainda aguarda a readequação orçamentária para dar andamento ao processo. O convênio de R$ 480 mil já foi autorizado pelo Secretário da Saúde no processo SES 121052, no dia 16 de setembro, mas o Hospital ainda não conseguiu entregar documentos para que o pagamento seja efetuado.

> Dois centros de triagem de coronavírus são reabertos em Biguaçu

Segundo dados do governo de SC, no final da manha desta quarta-feira, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulta já superava os 80% nas unidades com atendimento público SUS na Grande Florianópolis. Na semana passada, a região voltou para o nível gravíssimo – o índice mais alto para risco potencial de contágio por coronavírus – segundo o mapa divulgado pelo Estado. 

Ouça a entrevista com o diretor do Hospital Regional de Biguaçu, Marcio Sottana:

Continua depois da publicidade