Não só no sistema público, mas os centros médicos particulares para o tratamento de pessoas com a Covid-19 também estão em alerta. O Hospital da Unimed Grande Florianópolis, localizado em São José, registrou aumento no número de pessoas internadas com a doença, assim como já foi mencionado recentemente pelo Baía Sul, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O diretor da unidade pertencente ao plano de saúde, Gabriel Gustavo Longo, apresentou dados da primeira quinzena de junho durante entrevista ao Notícia na Manhã, na CBN Diário, nesta quinta-feira (25). Na semana inicial deste mês, o centro médico tinha entre quatro a cinco pacientes com suspeita ou confirmação de estarem infectados com o coroavírus. Nos sete dias seguintes, o número chegou a 10.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus 

Atualmente, a capacidade instalada está quase ocupada, com 11 leitos utilizados dos 13 em disponibilidade. Em UTI, há seis pacientes; dois em ventilação mecânica.

– Estamos em movimentação interna na estrutura para ampliar número de leitos destinados a estes pacientes – disse o médico.

Continua depois da publicidade

Sobre os ventiladores mecânicos, Gabriel Longo disse que o número é “adequado” para o número de leitos disponíveis. Se houver uma demanda para o serviço público de saúde, o centro médico diz que há como atender alguma demanda, desde que os aparelhos não estiverem todos ocupados nas suas próprias instalações.

A unidade, que possui alguns convênios com outros planos particulares, fica justamente no bairro com o maior número de casos registrados de Covid-19 no município: Barreiros, com 40 pacientes com diagnóstico positivo, segundo a prefeitura de São José.

Ouça a entrevista completa para a CBN Diário, com Mário Motta: