A queda nas temperaturas provocou um aumento da demanda no Hospital da Criança, em Chapecó. De acordo com a administração do hospital os 35 leitos para a pediatria clínica e os 18 leitos da pediatria cirúrgia estavam ocupados no início da noite desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Foram atendidas 112 crianças entre zero e 12 anos entre as 10 horas e as 18 horas de sexta-feira. A maior procura foi em virtude de doenças respiratórias. Dois médicos extra foram chamados para o plantão. Mesmo assim alguns pais que foram até o local reclamaram da demora no atendimento.

Diante da demanda a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, que administra o Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança, divulgou uma nota orientando os pais para que procurem o hospital somente em casos de urgência ou emergência. Em outros casos a orientação é buscar antes o atendimento num posto de saúde.

O hospital passou algumas recomendações:

Continua depois da publicidade

-Evitar levar filhos com gripe ou resfriado para a escola

-Evitar contato direto de pessoas gripadas com os filhos

-Evitar sair com bebês menores de quatro meses em aglomerações

-Manter a vacinação em dia

-Manter a casa arejada e limpa

-Manter a criança bem alimentada e hidratada

-Ficar longe de cigarros

Temperaturas mais agradáveis a partir de domingo

Pelo menos nos próximos 15 dias não há previsão de novas ondas de frio intenso. Segundo dados da Epagri/Ciram, a partir de domingo o frio dá uma trégua e as temperaturas ficam mais agradáveis. Porém, meteorologistas afirmam que este frio intenso que se adiantou nas cidades catarinenses deve voltar com novos períodos de intensidade durante a estação devido a predominância de períodos prolongados tanto de calor como de frio, como tem ocorrido nas últimas estações.