O Hospital Bethesda, em Joinville, conta com uma nova ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender os pacientes do Planalto Norte de Santa Catarina. O espaço, de 600 metros quadrados, já está em funcionamento e tem como objetivo atender pacientes em estado grave. 

Continua depois da publicidade

Com a mudança, os 10 leitos da UTI Geral foram transferidos para a nova estrutura, que conta com equipamentos de última geração para monitoramento, ventilação pulmonar e suporte integral ao paciente crítico. A equipe também foi ampliada, com cerca de 40 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, além de colaboradores das áreas de higienização e hotelaria hospitalar.

Estrutura permanente de alta complexidade

Durante a pandemia, diversos leitos de UTI chegaram a ser criados de forma emergencial e temporária, com foco específico no tratamento da Covid-19, viabilizados por verbas públicas. Com a nova ala, o Hospital Bethesda consolida a estrutura com recursos próprios e amplia a oferta de UTI Geral, de forma permanente, para atender pacientes com diferentes doenças e quadros clínicos graves.

Segundo a instituição, a ampliação reforça o papel do hospital como referência em alta complexidade para toda a região Norte e Nordeste de Santa Catarina. 

A obra foi concluída com investimento de cerca de R$ 7 milhões, viabilizados por diferentes fontes. Aproximadamente 40% do valor veio de repasses comunitários realizados por meio da Trimania, título de capitalização de filantropia premiável que repassa recursos para hospitais da região. Outros 30% foram obtidos via emendas parlamentares destinadas à compra de equipamentos e cerca de 30% foram resultado de doações empresariais.

Continua depois da publicidade

Entre os itens adquiridos, estão camas hospitalares, monitores multiparâmetros, estativas, ventiladores pulmonares e bombas de infusão. No fim de agosto, uma nova doação foi confirmada por representantes de uma empresa local, valor que será aplicado em futuros investimentos em infraestrutura e tecnologia.

Hospital atende mais de 100 mil pacientes por ano

Fundado em 5 de outubro de 1969, o Hospital Bethesda é hoje a maior e mais complexa unidade da Instituição Bethesda. A unidade atende anualmente cerca de 100 mil pacientes, vindos de mais de 20 municípios do Norte e Nordeste de Santa Catarina. Os atendimentos ocorrem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios médicos e rede particular.

Somando todas as unidades, o hospital realiza aproximadamente 250 mil procedimentos por ano. A produção cirúrgica tem crescido de forma significativa: em 2022, a média mensal era de 200 procedimentos, enquanto em 2023 houve meses com mais de 300 cirurgias realizadas.

Com a nova ala da UTI em funcionamento, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e reduzir a necessidade de transferências para outras cidades. A estrutura fortalece o hospital como referência em saúde de alta complexidade em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade