As cirurgias eletivas estão suspensas desde sexta-feira (6) em todos os hospitais públicos de Santa Catarina. A empresa Sterilab deixou de fazer a esterilização de materiais utilizados nas anestesias.
Continua depois da publicidade
Com a falta de instrumentação cirúrgica, o pouco estoque foi priorizado no atendimento emergencial. Em nota, Secretaria Estadual da Saúde confirma o problema:
"A SES confirma que houve realmente esse problema que ocasionou a paralisação das cirurgias eletivas, mas destaca que já foram realizadas as tratativas com a fornecedora e provavelmente tais procedimentos voltem a ser realizados gradativamente, a partir desta terça".
Trata-se de um problema grave. A fila por cirurgias eletivas é enorme e provoca muita dor, angústia e sofrimento nos pacientes que aguardam por mais de anos pelo procedimento.
Com a suspensão, além de não atender esses pacientes que estavam programados para operar, gasta-se dinheiro com uma estrutura ociosa.
Continua depois da publicidade
Médicos e enfermeiros ficam sem trabalhar e leitos sem pacientes devido à falta de um insumo básico para a realização de cirurgias.