Dois hospitais de Florianópolis anunciaram nesta sexta-feira (3) à noite que atingiram a lotação dos leitos de UTI para atendimento de pacientes com covid-19. O primeiro foi o Hospital Caridade, na região central da Capital, que emitiu um comunicado afirmando que "apesar do aumento de leitos de UTI e da contratação emergencial de médicos e enfermeiros, a demanda superou todas as expectativas".
Continua depois da publicidade
Conforme a nota divulgada, a unidade começou a receber pacientes de outros hospitais da Grande Florianópolis que não tem estrutura para atender os casos de coronavírus. O Hospital Caridade informou também que está providenciando infraestrutura técnica e de pessoal para aumentar "o mais rápido possível" o número de leitos.
Um aviso semelhante foi emitido também pelo SOS Cárdio, hospital particular de Florianópolis. A unidade disse que nesta sexta-feira (3) todos os leitos de UTI e internação clínica estavam ocupados, e que novos pacientes que chegarem no pronto-atendimento do hospital serão orientados e transferidos para outra unidade de saúde.
Conforme o governo do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Santa Catarina nesta sexta-feira (3) era de 69,2% – o maior índice desde o início da pandemia. Em Florianópolis, segundo a prefeitura, a ocupação dos hospitais públicos chegou a 89,7% neste sábado (4).
Continua depois da publicidade
Em toda a região da Grande Florianópolis, o dado atualizado da Secretaria de Estado da Saúde indica uma ocupação de 70% dos leitos de UTI do SUS. O número só é maior no Sul do Estado, com 79%, e na região da Foz do Rio Itajaí, com 85%.