Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o país, hospitais de Blumenau e região, no Vale do Itajaí, passaram a exigir o comprovante de imunização de visitantes e acompanhantes de pacientes. O “passaporte de vacinação” tem sido adotado ou cogitado por algumas unidades para trazer mais segurança aos internados e às equipes de Saúde.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A regra não vem do Ministério da Saúde e por isso cabe a cada hospital definir o protocolo interno. Nesta semana, o Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, anunciou a nova norma. Os acompanhantes de pacientes internados por lá precisarão ter a vacinação completa, ou seja, em dose única ou com as duas doses. A presença só será permitida depois de 15 dias da segunda aplicação. As carteiras de vacinação terão que ser apresentadas na recepção.
Veja, abaixo, quais as regras de outros hospitais da região do Vale do Itajaí:
Blumenau
Em Blumenau, o Hospital Santo Antônio já exige a comprovação. Os acompanhantes e visitantes precisam apresentar a carteirinha na recepção geral. Caso a pessoa não tenha se imunizado, a equipe responsável pelo paciente avalia a questão. Se o hospitalizado pode ficar sozinho, a entrada do não vacinado é bloqueada e a orientação é que outro familiar, imunizado, assuma os cuidados. É permitido apenas um visitante por dia, por uma hora.
Continua depois da publicidade
O Hospital Santa Isabel não pede o comprovante, mas pode haver visita apenas aos internados em UTI não Covid-19; nos demais espaços ela ainda não é permitida. Entre as regras da entrada de visitante e acompanhantes estão a aferição de temperatura e avaliação de sintomas respiratórios.
A unidade diz exigir o uso correto de máscara em tempo integral, higienização de mãos e o distanciamento entre as pessoas. Tem direito a acompanhante quem tem menos de 18 e mais de 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência ou casos específicos depois da indicação da equipe médica. Nas consultas, as grávidas precisam apresentar o teste de Covid-19 a partir da 37ª semana de gestação.
O Hospital Santa Catarina também não exige a vacinação. Internados por Covid-19 não recebem visita e nos demais setores ela é possível a partir dos 13 anos, com limitação de duas pessoas por vez, respeitando as medidas sanitárias de prevenção da doença.
Timbó
O Hospital Oase de Timbó está avaliando adotar as medidas relacionadas à vacinação contra Covid-19 de acompanhantes e pacientes de cirurgias eletivas. A tendência é que a unidade exija a comprovação. Na próxima semana, o documento do protocolo deve ser finalizado. Atualmente, apenas pacientes com menos de 18 e mais de 60 anos podem ter acompanhantes. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar também deve analisar esse ponto e definir se será flexibilizado para mais idades.
Continua depois da publicidade
Gaspar
O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar estuda adotar a exigência da vacinação também, mas ainda não há certeza nem data prevista para a implantação. A unidade voltou a permitir visitas e acompanhantes em setembro, quando houve uma melhora mais significativa nos números da pandemia.
Indaial
O setor jurídico do Hospital Beatriz Ramos analisa se seria possível adotar a regra, já que não há uma orientação oficial do Ministério da Saúde. Por ora, nada será exigido. A visitação está liberada para todos os setores do hospital, exceto na clínica Covid e Pronto Socorro. É permitida a entrada de um visitante por dia por paciente.
Itajaí
No Hospital Marieta Konder Bornhausen, as duas doses ou dose única são exigidas dos fotógrafos que vão ao Centro Obstétrico registrar os partos e das doulas que acompanham as mulheres. Nos demais casos, exceto os que envolvem pacientes com Covid-19, é permitida uma visita por dia e acompanhantes nas situações descritas em lei, como para idosos e gestantes.
Leia também
Inquérito sobre aplicação de ozônio retal em pacientes com Covid-19 em Itajaí é arquivado pelo MP
Continua depois da publicidade
Kraft Heinz quer fatia maior do que a já comprada da Hemmer; entenda
Motoristas anunciam “torneio de golfe” nos buracos da BR-470; chuva atrapalha obras
Sem Oktoberfest em 2021, iniciativas tentam atrair turistas para Blumenau e região