A crise na saúde que eleva a ocupação de hospitais catarinenses tem provocado reflexos também nas unidades do Litoral Norte de Santa Catarina. A região da Foz do Rio Itajaí está com 100% dos leitos de UTI para pacientes adultos ocupados nesta terça-feira (9). Segundo o painel de leitos do governo do Estado, as 55 vagas estavam preenchidas até o fim da manhã desta terça.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
São 45 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e 10 no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. As informações são da NSC TV.
Em todo o Estado, a ocupação dos leitos de UTI era de 91% até a noite desta segunda-feira (8). A situação mais crítica seria na Grande Florianópolis, onde havia mais de 98% dos leitos em utilização.
No Ruth Cardoso, a administração do hospital disse que não há pessoas com dengue nas UTIs. A unidade tem cinco adultos e duas crianças internados neste momento com a doença, mas todos no setor de enfermaria. Também não há pacientes internados com Covid.
Continua depois da publicidade
Um terço das internações do hospital de Balneário Camboriú seria causada por doenças respiratórias e pneumonias decorrentes de Influenza. Os outros casos seriam por infecções e acidentes.
Já no Marieta, há 22 pessoas internadas na enfermaria positivas ou com suspeita de dengue. Três estão na UTI. O hospital de Itajaí não tem pessoas internadas com Covid no momento.
O governo do Estado anunciou nesta semana mais 10 leitos de UTI neonatal que devem ser abertos este mês no hospital Marieta, em Itajaí. Para pacientes adultos, no entanto, não houve anúncio de novos leitos.
O que diz o Estado
Em nota divulgada nesta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o cenário desafiador também atinge o restante do país e que a superlotação de unidades de saúde e hospitais se dá principalmente pela dengue e por doenças respiratórias.
Continua depois da publicidade
“Ressaltamos que, mesmo com a superlotação dos hospitais, nenhum paciente ficou desassistido ou sem um leito de UTI. No ano passado foram abertos 150 novos leitos em várias regiões do Estado. Nesta semana serão abertos mais 8 leitos de UTI em Caçador. E ainda este mês serão abertos 10 leitos em Joaçaba, 10 em Itajaí, 15 em Lages e 5 em Chapecó”, explicou o Estado, em nota, afirmando que os hospitais próprios seguem recebendo melhorias nas estruturas.
Leia também
Casos de dengue e doenças respiratórias elevam ocupação de leitos de UTI para 91% em SC
Crise na saúde em SC tem cenário caótico com UTIs lotadas, filas de espera e cirurgias canceladas
Jovem de Itajaí morre em acidente com caminhão: “Uma pessoa cheia de luz”