O sexto caso de paciente infectado com o Covid-19 em Santa Catarina mudou a rotina de dois hospitais no Sul do Estado. O homem de 52 anos deu entrada no Hospital Santa Teresinha (HST) em Braço do Norte na quinta-feira, e na madrugada desta segunda, foi transferido para o São Donato (HSD) em Içara. Como medida de prevenção, os dois hospitais passaram a restringir as visitas.
Continua depois da publicidade
Em site especial, acompanhe todas as informações do coronavírus em SC
Esse é o primeiro caso de coronavírus na região, e o homem está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor administrativo do HSD Júlio Cesar De Luca informou que a partir desta segunda-feira o horário de visitação será alterado. Para os pacientes da internação clínica ou cirurgia, a visita será das 9h às 11h ou das 17h às 20h, e pode ser somente uma pessoa. Na UTI, das 11h às 11h30min e das 17h às 17h30min.
Segundo informações do diretor técnico do HST, José Nazareno Goulart Junior, o paciente esteve em viagem recente ao Mercosul, e por isso o caso não é tratado como de transmissão local. Como ele esteve internado na instituição nos últimos quatro dias, medidas de prevenção também serão adotadas. A partir desta segunda, o horário de visitação fica restrito das 12h às 14h, por tempo indeterminado.
As atividades de voluntariado também estão suspensas no HST, por medida de segurança. A recomendação do uso de álcool gel ao entrar no hospital, durante a estada e ao sair, além de visitas breves, ajudam na prevenção.
Continua depois da publicidade
Diante de qualquer sintoma como infecções respiratórias, tosse, dificuldade de respirar, febre ou pneumonia, Junior reforça que o primeiro passo é sempre procurar as unidades de saúde, e evitar o hospital. Se o caso for suspeito, os profissionais farão o encaminhamento para o serviço de emergência.
