Parado no meio da BR-101, o caminhoneiro Maycon Pelegrin ainda não sabe quando vai poder continuar o caminho, que começou no Mato Grosso e deveria terminar em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Ele e diversos outros motoristas estão parados na rodovia devido à interdição no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Morador de Diamante do Norte, no noroeste paranaense, ele parou com a carga em Palhoça à meia-noite desta segunda-feira (15). Ou seja: já são mais de 16 horas no mesmo trecho.
O caminhão dele está carregado de farelo de milho. Graças ao apoio de comerciantes na beira da estrada, ele e outras pessoas que estão na fila conseguem usar o banheiro, por exemplo. Mas, sem perspectiva para liberação do trecho, eles não sabem como será à noite. Ele afirma que recebeu comida e água, o que já foi um alívio.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Argentinos ficam 48 horas na fila
Nos mais de 15 quilômetros de fila, um grupo de turistas argentinos também ficou preso. Eles receberam apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda, também com água e alimentos.
BR-101 no Morro dos Cavalos chega ao segundo dia de interdição com 15 quilômetros de filas
Segundo a PRF, os turistas faziam o caminho de volta para o país vizinho de ônibus. Eles chegaram a ficar 48 horas presos no engarrafamento, sem conseguir fazer o retorno. O grupo foi escoltado pela PRF em outro veículo para retornar a Balneário Camboriú, onde estavam.
A distribuição de água, frutas e alimentos de consumo rápido, como bolachas, é feito pela Defesa Civil, com apoio da PRF.
Orientações
A recomendação da PRF é que os motoristas evitem trafegar nos dois sentidos da BR-101, em Palhoça. Equipes de engenharia da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a via, trabalham no Morro dos Cavalos e ainda não há previsão para liberação do trânsito.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Pista cede e dois buracos se abrem na BR-101, no Morro dos Cavalos
A via está fechada desde a noite de sábado (13), na altura do km 233, devido à queda de barreira e afundamento de pista. Duas barreiras foram implantadas de modo preventivo nos km 229 (sentido Porto Alegre) e km 236 (sentido Florianópolis).
Rotas alternativas
- Sentido Sul: no km 215 da BR-101/SC, acesse a BR-282/SC. Em seguida, dirija até Lages/SC, quando poderá acessar a BR-116/SC e prosseguir até Caxias do Sul/RS. Na sequência, acesse a BR-453 e dirija até Terra de Areia, quando poderá adentrar na BR-101/SC.
- Sentido Norte: acesse a BR-453 em Terra de Areia/RS, siga até Caxias do Sul/RS, quando poderá adentrar na BR-116. Posteriormente, dirija pela BR-116 até Lages/SC, na sequência acessando a BR-282/SC até Palhoça, quando poderá acessar a BR-101/SC.
Leia também
SC tem 82 desalojados e 11 desabrigados após fim de semana de chuvas intensas
Palhoça registra cerca de 500 mm de chuva, quatro vezes mais do que o esperado para abril
Com ruas submersas e alagamentos, Paulo Lopes cancela serviços e aulas nesta segunda-feira