Horas antes do anúncio da morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, os netos dele estiveram em Salvador, na manhã desta quinta-feira. Ndaba e Kweku Mandela participaram do pré-lançamento da campanha mundial de conscientização sobre o HIV, intitulada “Proteja o Gol”, da qual os irmão são porta-vozes.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Morte de Nelson Mandela repercute nas redes sociais

William Gumede: o milagre sul-africano

Continua depois da publicidade

Mandela: o retrato de uma era nas telas

“Madiba nos libertou”: o fim da segregação em seu início

David Coimbra: Morre o heroi da tolerância

“Ele não pertence a nós, ele pertence à História”, diz Obama

Durante o pré-lançamento, Kweku citou a morte de seus pais e quão importante é a diminuição dos casos de aids. Ndaba relacionou a expansão da campanha à participação de atletas brasileiros, como Romário, Ronaldo, Neymar e Daniel Alves.

O lançamento oficial da campanha será no dia 13 de junho de 2014, já durante a Copa. A ideia é aproveitar a mobilização esportiva para promover ações de orientação.

A assessoria do evento informou que Ndaba e Kweku, após a programação em Salvador, teriam viajado para Costa do Sauípe, onde ocorre nesta sexta-feira o sorteio dos grupos para a Copa de 2014. Não havia confirmação, até a noite desta quinta-feira, sobre o retorno dos netos à África do Sul.

Continua depois da publicidade