Os estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reivindicam melhorias nos horários de ônibus e realizam um protesto nesta segunda-feira (2), em frente às universidades.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Um dos organizadores da manifestação, o estudante de história Weslley Graper explica que são duas reivindicações principais. A primeira é sobre os horários de saída dos ônibus em frente às universidades durante a noite. Segundo ele, os veículos do transporte coletivo saem às 22h30 do local, com direção aos terminais.
– As aulas terminam às 22h30 e até os alunos cruzarem a Univille ou Udesc e chegarem ao ponto já perderam os ônibus. Isso é um caso muito comum com os alunos – conta.
Outra crítica dos alunos é sobre as linhas nos bairros, que ainda não estão funcionando, de acordo com Graper. Ele explica que alguns estudantes precisam sair com até 40 minutos de antecedência para conseguirem pegar o ônibus nos bairros das zonas Leste e Sul e chegarem em casa.
Continua depois da publicidade
– É muito comum alguns colegas relatarem que precisam pedir carona ou Uber quando chegam nos terminais dos bairros – complementa Weslley.
O estudante ainda aponta que os problemas são antigos, mas pioraram desde o início da pandemia. Por isso, os alunos vão se reunir em frente às universidades a partir das 19h45 desta segunda-feira para protestar.
Empresas afirmam que têm reforço nos horários
Em nota, as empresas Gidion e Transtusa informaram que têm reforço de horários nos ônibus para a região das universidades a partir das 22 horas porque observam que os alunos começam a se movimentar a partir deste horário. Elas afirmam que os horários das linhas Universidade são às 22h35 e operam com os ônibus maiores, que ligam aos terminais dos bairros sem necessidade de passar pelo terminal Norte.
Nos bairros, os coletivos fazem conexão com as linhas alimentadoras à espera dos estudantes que saem das universidades, de acordo com Gidion e Transtusa. As empresas afirmam que o horário pode ser estendido para 22h40 e também alterados os alimentadores nos terminais para dar continuidade as viagens. No entanto, reforçam que a maioria dos alunos sai das aulas antes das 22h35.
Continua depois da publicidade
A nota também garante que as linhas suspensas durante a pandemia e que ligavam a universidade aos bairros já estão ativadas. O último horário a ser implantado será na “linha 22 – Sul Campus”, às 22h35 da próxima quarta-feira (4).
Leia também:
Joinville passa a aceitar Pix nas passagens de ônibus
Prefeitura de Joinville libera R$ 5,2 milhões em subsídio para os ônibus
Prefeitura abre nova apuração sobre fretamento de ônibus em Joinville
Consultoria para a licitação do ônibus em Joinville prepara pesquisas