A campanha política na TV e no rádio começa oficialmente nesta sexta-feira (26). Ao todo, oito candidatos ao governo de Santa Catarina terão espaço nas programações para apresentar propostas e se apresentarem aos eleitores catarinenses. Para isso, as campanhas já planejam o foco dos primeiros programas e a mensagem que querem levar ao público nesta nova etapa da corrida eleitoral. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) divulgou oficialmente os tempos de TV de cada candidato ao governo e a ordem dos programas. Segundo o sorteio, o primeiro a ter a propaganda exibida nesta sexta é Jorginho Mello (PL), seguido de Gean Loureiro (União Brasil) e Jorge Boeira (PDT). 

Diferente dos outros anos, o TRE exigiu o cumprimento da chamada clásula de barreira para que os partidos tenham acesso ao tempo de rádio e TV. Ou seja, é necessário que a sigla tenha eleito deputados nas eleições de 2018. Por conta disso, Leandro Borges (PCO) e Professor Alex Alano (PSTU) estão de fora da propaganda. 

Nos bastidores, a principal aposta é a apresentação dos candidatos aos eleitores, principalmente no caso daqueles que têm pouco tempo de TV. 

Continua depois da publicidade

Também está na aposta das produtoras o uso de depoimentos e a presença de aliados políticos afim de dar mais força às campanhas. 

Confira as estratégias dos candidatos ao governo de SC

O Diário Catarinense conversou com a equipe dos oitos candidatos com tempo de TV, que concorrem ao governo de Santa Catarina, para saber quais serão as estratégias adotadas nesta fase. 

Carlos Moisés da Silva (Republicanos) 

Carlos Moisés é o candidato do Republicanos para as eleições
Carlos Moisés é o candidato do Republicanos para as eleições (Foto: Secom, divulgação)

Candidato à reeleição, Carlos Moisés focará em se apresentar ao eleitor nesse primeiro momento da campanha. Em um dos vídeos, ele deve aparecer ao lado da esposa e das filhas, como forma de demonstrar o cenário familiar e da vida dele. 

A campanha também vai apostar em marcas da gestão de Moisés no primeiro mandato como governador. Cogita-se que o primeiro programa eleitoral do candidato republicano traga imagens dele atirando com uma pistola, a mesma que foi comprada para uso das forças de segurança do Estado. 

Continua depois da publicidade

Tempo de TV: 1 minuto e 49 segundos. 

Décio Lima (PT) 

Décio é o candidato do PT ao governo de Santa Catarina
Décio é o candidato do PT ao governo de Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Em nota, a coordenação de campanha do candidato Décio Lima, do PT, infomou que a estratégia de comunicação para a propaganda eleitoral será mantida em sigilo. 

Tempo de TV: 2 minutos e 12 segundos. 

Esperidião Amin (PP) 

Esperidião Amin é o candidato do PP ao governo
Esperidião Amin é o candidato do PP ao governo (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

De acordo com a coordenação da campanha de Esperidião Amin, a propaganda eleitoral na TV terá como objetivo transparecer o candidato que as pessoas conhecem e que tem boas intenções para Santa Catarina. Para isso, as peças devem apostar em imagens externas, interagindo com o eleitorado. 

A campanha também deve usar de depoimentos de eleitores, além de salientar a base de compromissos com o Estado. Por fim, a propaganda também deve ser casada com o apoio ao presidente Jair Bolsonaro e a candidatura de Kennedy Nunes (PTB) ao Senado.  

Tempo de TV: 1 minuto e 40 segundos. 

Gean Loureiro (União Brasil) 

Gean Loureiro é o candidato do União Brasil para o governo
Gean Loureiro é o candidato do União Brasil para o governo (Foto: Arquivo NSC)

Com o maior tempo de TV entre os candidatos ao governo, a estratégia do ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro será de se apresentar ao eleitor, principalmente para aquele que mora no interior do Estado. 

Continua depois da publicidade

Segundo a coordenação da campanha, ele deve aproveitar os primeiros programas para mostrar quem é e o que já fez quando assumiu outros cargos públicos. 

Tempo de TV: 2 minutos e 23 segundos.

Jorge Boeira (PDT)  

Jorge Boeira é o candidato do PDT ao governo
Jorge Boeira é o candidato do PDT ao governo (Foto: Câmara dos Deputados / Divulgação)

Conforme os organizadores da campanha do ex-deputado federal Jorge Boeira, o objetivo neste primeiro momento será mostrar quem é o candidato ao eleitor. Por conta disso, os primeiros programas terão como foco as diversas atuações dele em outros cargos. 

Ao decorrer da campanha, segundo a organização, também haverá a participação de convidados. As gravações ocorreram em estúdio e as peças também terão cenas do Estado em externas. 

Tempo de TV: 37 segundos. 

Jorginho Mello (PL) 

Jorginho Mello é o candidato do PL ao governo
Jorginho Mello é o candidato do PL ao governo (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O principal objetivo da campanha de Jorginho Mello, do PL, também será apresentá-lo ao eleitor. Para isso, a propaganda deve contar detalhes da família do candidato e da carreira política. 

Continua depois da publicidade

Além disso, algumas peças devem focar em problemas do Estado nas áreas da saúde, infraestrutura e educação. As gravações ocorreram em estúdio e em externas. 

Tempo de TV: 43 segundos. 

Odair Tramontin (Novo) 

Odair Tramontin é o candidato do Novo ao governo
Odair Tramontin é o candidato do Novo ao governo (Foto: Lucas Correia, arquivo NSC)

A campanha do candidato Odair Tramontin deve trabalhar com uma mensagem direta ao eleitor, com a apresentação das principais plataformas, como o combate à corrupção, além de mostrar quem é o candidato. 

Em um primeiro momento, a campanha será focada em vídeos produzidos em estúdio e, posteriormente, com imagens externas, com eleitores. A propaganda também deve chamar o eleitor para que visite as rees sociais de Tramontin, a fim de que ele conheça as demais propostas. 

Tempo de TV: 16 segundos. 

Ralf Zimmer (Pros) 

Ralf Zimmer é o candidato do Pros ao governo
Ralf Zimmer é o candidato do Pros ao governo (Foto: Arquivo NSC)

Candidato do Pros, Ralf Zimmer vai trabalhar com uma campanha que tem como foco convidar o eleitor para que busque nas redes sociais mais informações a respeito das suas propostas para Santa Catarina. Por isso, a propaganda terá como objetivo despertar a curiosidade do eleitor. 

Continua depois da publicidade

Além disso, a campanha seguirá a linha da defesa da moralidade e transparência. Todas as gravações ocorreram em estúdio até o momento, segundo a organização da campanha. 

Tempo de TV: 16 segundos. 

Entenda detalhes da propaganda em rádio e TV

O horário eleitoral é dividido em blocos e inserções. A propaganda em bloco ocorre duas vezes por dia, com duração de 25 minutos. Candidatos à Presidência da República têm 12 minutos e meio de tempo total, assim como o espaço destinado a deputado federal. Os cargos de governador e deputado estadual têm 10 minutos cada um. A propaganda para senador prevê tempo total de 5 minutos.

Segundas, quartas e sextas, a propaganda em bloco é destinada a senadores, governadores e deputados estaduais. Terças, quintas e sábado, é a vez dos candidatos a presidente e a deputado federal.

No rádio, o horário eleitoral ocorre das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min. Na televisão, a veiculação é feita das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min.

Continua depois da publicidade

Além das propagandas em bloco, há as chamadas inserções. São 70 minutos diários divididos entre os candidatos e partidos, seguindo os mesmos critérios.

Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022; assista

Leia também: 

TSE recua e decide voltar a apresentar descrição de bens dos candidatos

Quem são todos os candidatos por Santa Catarina nas Eleições 2022

Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense