A campanha política na TV e no rádio começa oficialmente nesta sexta-feira (26). Ao todo, oito candidatos ao governo de Santa Catarina terão espaço nas programações para apresentar propostas e se apresentarem aos eleitores catarinenses. Para isso, as campanhas já planejam o foco dos primeiros programas e a mensagem que querem levar ao público nesta nova etapa da corrida eleitoral.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) divulgou oficialmente os tempos de TV de cada candidato ao governo e a ordem dos programas. Segundo o sorteio, o primeiro a ter a propaganda exibida nesta sexta é Jorginho Mello (PL), seguido de Gean Loureiro (União Brasil) e Jorge Boeira (PDT).
Diferente dos outros anos, o TRE exigiu o cumprimento da chamada clásula de barreira para que os partidos tenham acesso ao tempo de rádio e TV. Ou seja, é necessário que a sigla tenha eleito deputados nas eleições de 2018. Por conta disso, Leandro Borges (PCO) e Professor Alex Alano (PSTU) estão de fora da propaganda.
Nos bastidores, a principal aposta é a apresentação dos candidatos aos eleitores, principalmente no caso daqueles que têm pouco tempo de TV.
Continua depois da publicidade
Também está na aposta das produtoras o uso de depoimentos e a presença de aliados políticos afim de dar mais força às campanhas.
Confira as estratégias dos candidatos ao governo de SC
O Diário Catarinense conversou com a equipe dos oitos candidatos com tempo de TV, que concorrem ao governo de Santa Catarina, para saber quais serão as estratégias adotadas nesta fase.
Carlos Moisés da Silva (Republicanos)

Candidato à reeleição, Carlos Moisés focará em se apresentar ao eleitor nesse primeiro momento da campanha. Em um dos vídeos, ele deve aparecer ao lado da esposa e das filhas, como forma de demonstrar o cenário familiar e da vida dele.
A campanha também vai apostar em marcas da gestão de Moisés no primeiro mandato como governador. Cogita-se que o primeiro programa eleitoral do candidato republicano traga imagens dele atirando com uma pistola, a mesma que foi comprada para uso das forças de segurança do Estado.
Continua depois da publicidade
Tempo de TV: 1 minuto e 49 segundos.
Décio Lima (PT)

Em nota, a coordenação de campanha do candidato Décio Lima, do PT, infomou que a estratégia de comunicação para a propaganda eleitoral será mantida em sigilo.
Tempo de TV: 2 minutos e 12 segundos.
Esperidião Amin (PP)

De acordo com a coordenação da campanha de Esperidião Amin, a propaganda eleitoral na TV terá como objetivo transparecer o candidato que as pessoas conhecem e que tem boas intenções para Santa Catarina. Para isso, as peças devem apostar em imagens externas, interagindo com o eleitorado.
A campanha também deve usar de depoimentos de eleitores, além de salientar a base de compromissos com o Estado. Por fim, a propaganda também deve ser casada com o apoio ao presidente Jair Bolsonaro e a candidatura de Kennedy Nunes (PTB) ao Senado.
Tempo de TV: 1 minuto e 40 segundos.
Gean Loureiro (União Brasil)

Com o maior tempo de TV entre os candidatos ao governo, a estratégia do ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro será de se apresentar ao eleitor, principalmente para aquele que mora no interior do Estado.
Continua depois da publicidade
Segundo a coordenação da campanha, ele deve aproveitar os primeiros programas para mostrar quem é e o que já fez quando assumiu outros cargos públicos.
Tempo de TV: 2 minutos e 23 segundos.
Jorge Boeira (PDT)

Conforme os organizadores da campanha do ex-deputado federal Jorge Boeira, o objetivo neste primeiro momento será mostrar quem é o candidato ao eleitor. Por conta disso, os primeiros programas terão como foco as diversas atuações dele em outros cargos.
Ao decorrer da campanha, segundo a organização, também haverá a participação de convidados. As gravações ocorreram em estúdio e as peças também terão cenas do Estado em externas.
Tempo de TV: 37 segundos.
Jorginho Mello (PL)

O principal objetivo da campanha de Jorginho Mello, do PL, também será apresentá-lo ao eleitor. Para isso, a propaganda deve contar detalhes da família do candidato e da carreira política.
Continua depois da publicidade
Além disso, algumas peças devem focar em problemas do Estado nas áreas da saúde, infraestrutura e educação. As gravações ocorreram em estúdio e em externas.
Tempo de TV: 43 segundos.
Odair Tramontin (Novo)

A campanha do candidato Odair Tramontin deve trabalhar com uma mensagem direta ao eleitor, com a apresentação das principais plataformas, como o combate à corrupção, além de mostrar quem é o candidato.
Em um primeiro momento, a campanha será focada em vídeos produzidos em estúdio e, posteriormente, com imagens externas, com eleitores. A propaganda também deve chamar o eleitor para que visite as rees sociais de Tramontin, a fim de que ele conheça as demais propostas.
Tempo de TV: 16 segundos.
Ralf Zimmer (Pros)

Candidato do Pros, Ralf Zimmer vai trabalhar com uma campanha que tem como foco convidar o eleitor para que busque nas redes sociais mais informações a respeito das suas propostas para Santa Catarina. Por isso, a propaganda terá como objetivo despertar a curiosidade do eleitor.
Continua depois da publicidade
Além disso, a campanha seguirá a linha da defesa da moralidade e transparência. Todas as gravações ocorreram em estúdio até o momento, segundo a organização da campanha.
Tempo de TV: 16 segundos.
Entenda detalhes da propaganda em rádio e TV
O horário eleitoral é dividido em blocos e inserções. A propaganda em bloco ocorre duas vezes por dia, com duração de 25 minutos. Candidatos à Presidência da República têm 12 minutos e meio de tempo total, assim como o espaço destinado a deputado federal. Os cargos de governador e deputado estadual têm 10 minutos cada um. A propaganda para senador prevê tempo total de 5 minutos.
Segundas, quartas e sextas, a propaganda em bloco é destinada a senadores, governadores e deputados estaduais. Terças, quintas e sábado, é a vez dos candidatos a presidente e a deputado federal.
No rádio, o horário eleitoral ocorre das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min. Na televisão, a veiculação é feita das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min.
Continua depois da publicidade
Além das propagandas em bloco, há as chamadas inserções. São 70 minutos diários divididos entre os candidatos e partidos, seguindo os mesmos critérios.
Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022; assista
Leia também:
TSE recua e decide voltar a apresentar descrição de bens dos candidatos
Quem são todos os candidatos por Santa Catarina nas Eleições 2022
Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense