O horário eleitoral em rádio e TV termina nesta quinta-feira (3). Segundo o calendário eleitoral, os candidatos ainda poderão fazer campanha, caminhadas, bandeiraços e pedir voto até o sábado (5). Os programas na TV, no entanto, terminam três dias antes do primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Guia de candidatos e apuração em tempo real

Ao longo da campanha eleitoral, foram 35 dias de programas eleitorais em que os candidatos apresentaram propostas e discutiram temas ligados à gestão da cidade.

Nas três cidades catarinenses em que pode haver segundo turno (Florianópolis, Joinville e Blumenau), o horário eleitoral retorna na próxima sexta-feira (11) caso a disputa vá para uma segunda votação.

Na disputa pela prefeitura de Florianópolis, os programas que vão ao ar nesta quinta-feira devem apostar em mensagens de despedida destacando apoiadores, propostas e pedindo apoio para um possível segundo turno (leia mais abaixo).

Continua depois da publicidade

Espaço foi usado para “propostas e contra-ataques”

Embora tenha dividido espaço com as publicações de redes sociais dos candidatos, o horário em rádio e TV é visto como estratégia complementar importante por permitir alcançar diferentes grupos e apresentar as propostas de forma mais detalhada.

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pesquisador em Cultura Política, Daniel Pinheiro, afirma que os últimos 35 dias serviram para os candidatos apresentarem os planos e propostas.

— O que chama a atenção também é que para alguns a TV e o rádio acabaram virando espaço de ataque ou contra-ataque, de resposta. Isso faz com que essas mídias ainda carreguem o aspecto da confiança. É como se ali fosse o espaço para você tirar as dúvidas, mesmo que seja um ataque ou contra-ataque. É onde você tem a certeza de que o eleitor vai entender qual mensagem deve ser levada — detalha.

Segundo o professor, quem teve menos tempo aproveitou para tentar fixar rapidamente o número e chamar para outros canais — em Florianópolis e também em outras cidades.

Continua depois da publicidade

— Nesta reta final, é preciso lembrar que o fechamento é uma das mensagens que mais marcam os eleitores. É como o encerramento de um debate, em que a capacidade de fechar bem pode levar a uma lembrança positiva ou, pelo menos, incentivar uma ação positiva do eleitor que se sente acolhido pela mensagem — pontua.

O que deve ser visto no último dia

Dário (PSDB)

A assessoria do candidato informou que o último programa eleitoral será dedicado às pessoas. A produção deve mostrar personagens que acompanharam os mandatos do ex-prefeito e defendem sua candidatura. A abordagem com foco nos apoiadores no encerramento teria sido um pedido pessoal do próprio Dário, em retribuição às manifestações. O programa também deve voltar a falar sobre ações do candidato quando comandou a prefeitura.

Lela (PT)

Segundo a assessoria da campanha, o último programa do candidato deve apostar em uma linha de esperança e confiança. A produção também deve ressaltar propostas como a de tarifa zero no transporte público e apostar em um clima propositivo, resgatando a história do candidato e reforçando o apelo ao eleitor.

Marquito (PSOL)

O programa deve ter o candidato Marquito e a vice Claudia Zininha convocando a militância para buscar uma possível ida ao segundo turno. Segundo a assessoria, a mensagem deve ser na linha alegre e propositiva que marcou a campanha. O candidato, que teve 24 segundos de TV neste primeiro turno, deve defender que um eventual segundo turno com tempos iguais entre os candidatos poderia trazer oportunidade de expor melhor as propostas.

Continua depois da publicidade

Pedrão (PP)

O último programa do candidato Pedrão já foi ao ar nesta quarta-feira e mostrou um discurso do candidato apresentando-se como possibilidade de mudança. Com imagens de caminhadas durante a campanha, o candidato falou sobre o futuro da cidade e pediu apoio aos eleitores para uma possível ida ao segundo turno.

Portanova (Avante)

A assessoria do candidato informou que, como o partido tem pouco tempo de rádio e TV, deve reforçar o discurso político contra a polarização e que está preocupado com a batalha diária do trabalhador.

Topázio (PSD)

A assessoria do candidato não revelou o conteúdo do último programa a ser veiculado nesta quinta (3).

* Os candidatos Brunno Dias (PCO), Carlos Muller (PSTU) e Mateus Souza (PMB) não têm tempo de TV porque os partidos deles não possuem representatividade mínima no Congresso Nacional.

Continua depois da publicidade

Quem são os candidatos à prefeitura de Florianópolis em 2024

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais. 

Leia também

PL e PT têm disputa direta em uma a cada cinco cidades de SC nas Eleições 2024

Vitórias apertadas e nomes que mais concorreram: as curiosidades das eleições em SC

Eleitores de SC se mobilizam para o voto e mostram por que gesto é celebração à democracia