Os ônibus do transporte coletivo de Blumenau passarão a circular mais cedo aos fins de semana. Na semana passada, quando o serviço voltou a operar aos sábados, as linhas funcionavam das das 7h às 9h30min e das 11h às 13h30min. Agora, a janela de horário será das 3h45 às 13h30. Aos domingos e feriados as viagens seguem suspensas.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.
A mudança tem o objetivo principal de atender os trabalhadores que necessitam de locomoção na madrugada e manhã. Desta forma, serão 733 viagens, 318 a mais em relação ao último sábado (19).
Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. Segundo a prefeitura, há o diálogo para que novas ampliações durante a semana também ocorram, mas por enquanto não há novidades.
Horários do transporte coletivo
De segunda a sexta-feira, os ônibus circulam entre 4h e 8h, 11h30min e 14h30min, 16h30min e 19h30min, e 21h30min e 22h40min. Aos sábados, das 3h45 às 13h30. Domingos e feriados não há transporte coletivo, exceto aos profissionais da saúde, que têm linhas exclusivas.
Continua depois da publicidade
> Motorista bate carro em árvore e morre carbonizado em Timbó, no Médio Vale
As linhas existentes para estes trabalhadores serão mantidas também aos sábados, com exceção das que fazem a saída nos bairros às 5h40 e as com saída do Hospital Santo Antônio às 7h20, pois estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.
Medidas continuam vigentes
Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos. É necessário uso de máscara. A recomendação é que idosos não utilizem os ônibus. Porém, não há mais a proibição.
Sem ônibus por semanas em Blumenau
O serviço ficou interrompido de 18 de março até 14 de junho. Semanas depois da retomada, dispararam os números de casos, internações e mortes por Covid-19 em Blumenau. A partir de 14 de julho, os veículos foram obrigados a parar novamente, agora por 40 dias.
Coronavírus em Blumenau
Nesta quinta-feira (24) a prefeitura confirmou 12.796 casos. Destes, 287 estão em tratamento, dez deles em leitos de UTI. Considerando os pacientes de outras regiões, há 16 hospitalizados em estado mais grave. 149 moradores perderam a vida até o momento devido à doença.
Continua depois da publicidade